Apple compra startup de reconhecimento facial e inteligência artificial Emotient

Por Redação | 07 de Janeiro de 2016 às 16h55

Informações obtidas pela CNBC e pelo Wall Street Journal dão conta de que a Apple abriu a carteira para comprar a startup Emotient. Falando assim por cima, pode ser que o nome não desperte nenhum interesse, mas a pequena empresa vinha se destacando há dois anos pelo desenvolvimento de algoritmos de detecção de emoção e inteligência artificial.

Inicialmente, a startup iniciou seus testes utilizando o Google Glass e ganhou notoriedade sobretudo por conseguir identificar quando alguém estava satisfeito ou não analisando apenas suas expressões faciais. À época, o software utilizava a câmera dianteira do gadget de Mountain View para registrar os rostos e depois calculava se aquelas pessoas estavam felizes, chateadas ou zangadas.

Os detalhes são escassos e não até o momento ainda não está claro o motivo pelo qual a Apple optou por comprar a Emotient. Contudo, especula-se que os sistemas desenvolvidos pela recém-adquirida poderão ser empregados no iAd, um sistema de anúncios domésticos que vem sendo desenvolvido em Cupertino. Também há quem aposte que não há qualquer interesse da Apple nessas tecnologias e que tudo não passa de uma aquisição de talentos.

Além disso, não há quaisquer informações sobre quanto o negócio custou aos cofres da Maçã. Tradicionalmente, a Apple não fala sobre suas aquisições, tampouco detalha o motivo delas. Então, é quase certo que permaneceremos no escuro mesmo no futuro.

Fontes: CNBC (Twitter), Wall Street Journal via The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.