Apple compra empresa para melhorar seu gerenciamento de fotos

Por Redação | 07.10.2015 às 16:09

A Apple anunciou que adquiriu uma empresa de tecnologia chamada de Perceptio. Trata-se de uma companhia que desenvolve uma tecnologia que permite a execução de sistemas avançados de inteligência artificial em smartphones sem a necessidade de compartilharem dados de usuários.

Os líderes da empresa, Nicolas Pinto e Zak Stone, são pesquisadores em inteligência artificial e se especializaram no desenvolvimento de sistemas de reconhecimento de imagem utilizando aprendizado profundo. O aprendizado profundo é uma abordagem para a inteligência artificial que permite que computadores aprendam a identificar e classificar dados.

A Maçã confirmou a aquisição, mas não revelou nenhum detalhe referente ao valor ou seu objetivo. "A Apple compra empresas de tecnologia de tempos em tempos, e geralmente não discutimos o nosso propósito ou plano", disse Colin Johnson, porta-voz da empresa.

Os objetivos da Perceptio se baseiam em desenvolver técnicas para executar sistemas de classificação de imagens, baseados em inteligência artificial, em smartphones, sem a necessidade de elaborar algo a partir de grandes repositórios de dados externos. Isso se encaixa muito bem na estratégia da Apple de tentar minimizar o uso de dados dos usuários de seus dispositivos.

A Apple também anunciou recentemente a compra da empresa VocalIQ, sediada no Reino Unido. O objetivo é utilizar a inteligência artificial para melhorar a percepção de sua assistente virtual Siri, além de oferecer uma voz mais natural em resposta aos comandos dos usuários.

Via Bloomberg

Fonte: http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-10-05/apple-acquires-startup-developing-advanced-ai-for-phoneshttp://www.engadget.com/2015/10/05/apple-buys-perceptio-imaging/