Apple começa a testar carros autônomos nos Estados Unidos

Por Redação | 28 de Abril de 2017 às 09h34
photo_camera Divulgação

Apenas duas semanas depois de obter as autorizações necessárias, a Apple já está realizando testes com carros autônomos pelas ruas do Vale do Silício. O veículo, modelo Lexus RX450, aparece cheio de câmeras e sensores para averiguação de seu funcionamento e teria sido flagrado saindo da sede da companhia em Cupertino, nos Estados Unidos.

Dois ocupantes estão no interior do carro, que foi visto trafegando pelas ruas. As imagens foram enviadas por um anônimo à Bloomberg, que disse ainda que os equipamentos usados não foram feitos de forma customizada para a Apple. Pelo contrário, para os testes, a empresa teria adotado dispositivos padrões, encontrados em lojas de eletrônicos, como radares e câmeras usadas para segurança patrimonial.

Essa seria uma forma de baratear os custos de implementação da tecnologia, mas este ainda não parece ser o momento de pensar em uma aplicação comercial. Pelo contrário, é hora de experimentar a tecnologia e ver o que vai acontecer com três carros, que passearão pelo Vale do Silício em diferentes momentos do dia, de acordo com a autorização que foi recebida pela Apple em meados deste mês.

O chamado Project Titan, que desenvolve os carros autônomos da Maçã, é um dos mais secretos da empresa. Rumores recentes, entretanto, apontam que o setor, liderado por Bob Mansfield, estaria passando por maus lençóis e entrando em conflito com os planos da Apple de criar seu próprio carro. Antes da mudança, entretanto, o executivo estaria trabalhando ao lado de montadoras como Volkswagen e BMW para licenciar a tecnologia em veículos das montadoras.

O estado da Califórnia já liberou mais de 30 permissões para empresas que desejem testar seus carros autônomos nas ruas, com nomes como Alphabet também envolvidos nos experimentos. A Toyota parece ser a principal parceira nessas empreitadas, já que esta não é a primeira vez que um Lexus RX450 é visto sendo usado nos testes.

Mesmo com o flagra, a Apple não se pronunciou sobre o assunto. Enquanto isso, legisladores da Califórnia trabalham em regulamentações para permitir que testes sem motoristas aconteçam em um futuro próximo. Eles exigirão, claro, algum tipo de controle bastante completo, mesmo que remotamente, mas devem representar um grande passo adiante no desenvolvimento dessa tecnologia.

Fonte: Bloomberg

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.