Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple cogita tirar sua produção da China caso EUA aumentem impostos

Por| 12 de Dezembro de 2018 às 18h33

Link copiado!

Apple cogita tirar sua produção da China caso EUA aumentem impostos
Apple cogita tirar sua produção da China caso EUA aumentem impostos
Tudo sobre Apple

Ainda que a guerra fiscal entre Estados Unidos e China esteja em um período de trégua, a diretoria da Apple está levando a sério a ameaça do presidente Donald Trump, que prometeu aumentar as tarifas de importação de produtos eletrônicos vindos da China em 10% ou 25%, o que afetaria praticamente toda a operação da empresa no país.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, dependendo de qual o valor do aumento a empresa considera a possibilidade de tirar toda sua produção da China. Caso o aumento seja de 10% (o que significaria uma diminuição de US$ 1 no lucro de cada iPhone vendido), a empresa assumiria o prejuízo e não mudaria nada da operação.

Agora, caso o aumento da tarifa seja de 25%, a história é outra. Um aumento desses significaria que o lucro por venda de cada iPhone seria US$ 2,50 menor, valor que já compensaria pensar em investir bilhões em uma mudança de país.

Mas apesar de a empresa já estar considerando a mudar sua produção de país, dificilmente ela levará essa produção para os Estados Unidos — que é justamente o motivo pelo qual o presidente Trump está ameaçando aumentar as tarifas, pois nos últimos meses ele tem pressionado a companhia a levar toda sua produção de smartphones para dentro do país.

Continua após a publicidade

De acordo com fontes da empresa, o mais provável é que, caso essa mudança ocorra, ela se dirija para a Índia, onde a Apple já possui uma fábrica que produz alguns modelos de iPhones. Mas independentemente de para onde for, essa mudança acontecerá apenas em último caso, já que todos os fornecedores de peças da empresa ficam na China, e mudar toda a linha de produção do país exigiria investimentos na casa dos bilhões e demandaria alguns anos até que toda a operação voltasse a funcionar com a mesma qualidade que já possui hoje.

Fonte: Phone Arena