Apple chega ao topo da Forbes em vendas, lucros e recursos

Por Redação | 19 de Maio de 2015 às 10h49

Pela primeira vez na história, a Apple se consolidou como a maior empresa de tecnologia do mundo e não apenas em termos de capitalização de mercado, mas também em vendas, lucros e recursos. Quem fez a constatação foi um novo ranking da Forbes Global 2000 divulgado nesta segunda-feira (18), que leva em consideração o balanço geral de lucros, peso de vendas, recursos e capitalização de mercado.

De acordo com dados divulgados no início de abril e usados para montar o ranking, a Apple atingiu US$ 200 bilhões em vendas (mais de R$ 600 bilhões), obtendo uma rede de lucros de US$ 45 bilhões (mais de R$ 135 bilhões) e valor de recursos batendo os US$ 260 bilhões (mais de R$ 780 bilhões).

O concorrente mais próximo da Maçã é a eterna rival Samsung, que ficou bastante atrás, atingindo "apenas" US$ 195 bilhões em vendas, US$ 22 bilhões em rede de lucros e US$ 210 bilhões em valor de recursos. Abaixo da sul-coreana vem, respectivamente, Intel, Cisco, Oracle, HP e uma das principais fornecedoras da Apple, a Foxconn.

A Apple também conseguiu o maior valor de capitalização de mercado, com impressionantes US$ 740 bilhões (mais de R$ 2,3 trilhões), duas vezes o número atingido pelo Google. A Samsung deixou bastante a desejar nesse aspecto, ficando não somente abaixo da Maçã e da gigante das buscas, mas também atrás de nomes como Alibaba e Facebook.

Segundo os dados divulgados pela Apple, o desempenho da empresa no primeiro trimestre de 2015 incluiu lucro de US$ 13 bilhões, baseado em vendas de mais de US$ 58 bilhões. A maior parte dos lucros de Cupertino nos últimos anos tem vindo diretamente dos iPhones e o desempenho recente do iPhone 6 e seu irmão iPhone 6 Plus desde setembro de 2014 foi um dos maiores responsáveis pela chegada da Apple ao topo, mesmo com as notáveis quedas nas vendas dos iPads.

Via Apple Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.