Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple acusa Qualcomm de trabalhar com um modelo de negócios ilegal

Por| 20 de Junho de 2017 às 15h52

Link copiado!

Apple acusa Qualcomm de trabalhar com um modelo de negócios ilegal
Apple acusa Qualcomm de trabalhar com um modelo de negócios ilegal
Tudo sobre Qualcomm

Nesta terça-feira (20), a Apple incluiu novas alegações contra a Qualcomm no processo judicial que vem rolando há vários meses. Agora, a companhia de Cupertino acusa a fabricante de chipsets de operar com modelo de negócios ilegal em que são extraídos direitos de patente excessivamente altos a cada dispositivo vendido.

A nova acusação reforça o processo iniciado em janeiro, em que a Maçã acusou a rival de usar táticas não-competitivas para monopolizar o mercado. Em “resposta”, a Qualcomm processou a Apple por quebra de contrato alguns meses depois, e até mesmo tentou fazer com que o iPhone tivesse sua venda proibida nos Estados Unidos, e ainda acusou a empresa liderada por Tim Cook de tê-la chantageado.

Voltando ao acordo de patentes entre as duas empresas, de acordo com as novas acusações da Apple, a Qualcomm estaria cobrando uma taxa de licença para cada iPhone fabricado, e essa cobrança estaria sendo feita de maneira duplicada, já que a Maçã já pagaria valores pelo uso da tecnologia da Qualcomm. Portanto, a cobrança de cada chip produzido estaria violando o acordo prévio entre as companhias.

A batalha judicial entre as duas gigantes parece estar longe de acabar, uma vez que o objetivo da companhia fundada por Steve Jobs é não ser mais obrigada a pagar uma parcela de suas vendas só porque eles usam a tecnologia da Qualcomm, e, além disso, a Maçã ainda luta para que a Suprema Corte dos Estados Unidos invalide os processos que a companhia abriu contra outros fornecedores, sob o argumento de que a briga deva permanecer somente entre a Apple e a Qualcomm. Caso a justiça norte americana decida a favor da Maçã, a fabricante de chipsets deve ser duramente prejudicada, já que boa parte de seus rendimentos vêm justamente da cobrança de royalties.

Continua após a publicidade

Fontes: Bloomberg e Reuters