Apple abre o código da linguagem Swift

Por Redação | 04.12.2015 às 06:40

A Apple prometeu e, agora, cumpriu. A empresa anunciou nesta quinta-feira (3) a abertura do código da linguagem de programação Swift, que pode ser utilizada para desenvolvimento de aplicativos para Mac OS X, iOS e Linux e, muitas vezes, é citada pela Maçã como a grande sucessora para plataformas baseadas em C.

Anunciada originalmente no WWDC de 2014, a Swift se tornou rapidamente uma linguagem bastante popular na onda do sucesso de dispositivos como o iPhone e o iPad. De acordo com números da própria Apple, esse movimento a consagrou como uma das plataformas com crescimento mais rápido da história, algo que, agora, só deve continuar a acontecer. A liberação do sistema foi anunciada em junho, mas concluída somente agora.

Um dos principais intuitos da Apple com a abertura do código é fomentar o ensino de programação nas escolas públicas. Por ser uma linguagem considerada de fácil assimilação, o Swift acabou sendo usado por muitas crianças e jovens que desejam dar seus primeiros passos no mundo da criação de apps, e agora que está gratuita, a plataforma pode se tornar uma aliada ainda maior de professores interessados em trazer seus alunos para o mundo da tecnologia.

Todos os recursos necessários para quem quer começar a trabalhar com o Swift estão disponíveis em uma página dedicada na comunidade de desenvolvedores Github. A utilização da linguagem é livre sob os termos da licença Apache, que requer citações de copyright e enunciados indicando a autoria original.

Fonte: Apple (GitHub)