Aplicativos desktop para Windows finalmente chegam à Windows Store

Por Redação | 15 de Setembro de 2016 às 11h55

Lançada há quase quatro anos juntamente com o Windows 8, a loja de aplicativos Windows Store sempre foi usada como uma maneira de empurrar ao usuário novos apps universais da Microsoft, em vez de listar apps para desktop ou ferramentas úteis do Windows. Mas, nesta semana, finalmente a Microsoft vai mudar a maneira como sua loja de apps funciona em dispositivos Windows 10 com update de aniversário.

A fabricante vai permitir e facilitar aos desenvolvedores terceiros disponibilizar seus aplicativos e games para a Windows Store com a disponibilidade gratuita do app Desktop App Converter para PCs. Ele usa a tecnologia anteriormente nomeada de Projeto Centennial, e atualmente recebe o título de Desktop Bridge. A aplicação é uma das quatro alternativas anunciadas pela Microsoft na conferência para desenvolvedores Build 2015, juntamente aos projetos Westminster, Islandwood, e o atualmente extinto Astoria.

Apps desktop Windows Store

O resultado é uma onda de programas Win32 convertidos que serão implementados como aplicativos na Windows Store ao longo dos próximos dias. Evernote, Arduino IDE, Double Twist, PhotoScape, MAGIX Movie Edit Pro Kit, Robotics virtuais, RELAB, SQL Pro, Voya Media, Desejo prevista e korAccount, por exemplo, estão todos disponíveis na loja de apps esta semana, enquanto muitos outros são esperados nos próximos meses.

Apesar da novidade, isso não vai significar que a Windows Store estará cheia de aplicativos de desktop que você conhece e é fã como Chrome, Photoshop, ou as milhões de ferramentas de produtividade úteis disponíveis no Windows. Ainda vai levar um tempo para os desenvolvedores se ajustarem e converterem seus aplicativos. Vamos aguardar!

Fontes: The Verge e Windows Blog

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.