Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android VR: dispositivo de realidade virtual deve ser anunciado na Google I/O

Por| 11 de Maio de 2016 às 17h32

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Faltam poucos dias para mais uma edição da Google I/O e é lá que a empresa vai anunciar novidades para seus principais produtos, com o Android mais uma vez no centro das atenções. Só que a companhia de Mountain View pode ter uma carta na manga e surpreender os usuários com o lançamento de um dispositivo de realidade virtual mais robusto do que o Cardboard.

Rumores sobre a produção do aparelho circulam na internet há alguns meses. Em fevereiro, o Wall Street Journal publicou uma reportagem apontando para o desenvolvimento de um headset equipado com a tecnologia, que funcionaria de forma independente — ou seja, sem a necessidade de um smartphone. O headset seria apresentado no palco da Google I/O, mas seu lançamento estaria programado apenas para o final deste ano, juntamente com os novos celulares da linha Nexus.

Agora, o jornalista Peter Rojas reforçou essas informações em sua conta no Twitter. De acordo com Rojas, o gadget se chamará Android VR e será mais poderoso que o Gear VR, da Samsung. Ele também confirma que os óculos poderão ser usados sem a presença de um telefone móvel, mas destaca que o dispositivo será menos poderoso que o HTC Vive ou o Oculus Rift.

É importante ressaltar que, mesmo no caso lançamento de um dispositivo de realidade virtual, esta pode não ser a área em que o Google mais deve investir nos próximos anos. Em abril, o site The Information afirmou que a companhia possui alguns projetos dedicados à RV, entre eles o já citado Cardboard e, agora, essa possibilidade do Android VR.

Continua após a publicidade
Android VR will definitely be announced next week, and from what I’ve heard will be less powerful than the Vive or Rift. — Peter Rojas (@peterrojas) 11 de maio de 2016
Correct. Android VR will be a standalone headset. https://t.co/66NibcpfxK — Peter Rojas (@peterrojas) 11 de maio de 2016
This is what I’ve heard. Better than Gear VR, not as good as Rift/Vive. https://t.co/0gzRg6aYKh — Peter Rojas (@peterrojas) 11 de maio de 2016

No entanto, o foco da gigante das buscas seria a realidade aumentada. Logo, é bem provável que a empresa faça algum anúncio relacionado ao Projeto Tango, cuja ideia é equipar tablets e smartphones com tecnologia de mapeamento 3D. Os dispositivos dessa categoria até chegaram a ser vendidos por um tempo na Google Play, mas apenas para desenvolvedores. Talvez agora, quando a sua conferência anual se aproxima, este pode ser o momento certo para a apresentação de algo mais próximo do consumidor final.

Continua após a publicidade

A Google I/O acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio, no anfiteatro Shoreline, em Mountain View, na Califórnia (EUA). Todas as palestras do evento serão transmitidas ao vivo pela internet e o Canaltech fará uma cobertura completa dos anúncios. Por isso, fique de olho.

Fontes: Peter Rojas, 9to5Google, Droid-Life