Amazon registra tecnologia para desbloquear smartphones com a orelha

Por Redação | 16 de Junho de 2015 às 08h26

Esqueça sobre desbloquear seu smartphone com códigos de quatro dígitos, padrões de ligação de pontos e até mesmo biometria: para a Amazon, o futuro da segurança de acesso aos aparelhos está na orelha do usuário.

Recentemente, a empresa patenteou uma tecnologia que usa a câmera frontal dos aparelhos para escanear o formato da orelha do usuário, que colocaria o aparelho ao lado da cabeça, da mesma forma que faz para atender ou fazer uma ligação telefônica.

Há pesquisas que indicam que o formato da orelha das pessoas pode ser tão único quanto suas impressões digitais, o que validaria a ideia de que é um método seguro a ser adotado. O sistema funcionaria da mesma forma que a biometria: o usuário registra o formato da orelha e o telefone passa a desbloquear apenas quando em contato com ela é feito dali em diante.

Infelizmente, para a Amazon, por ora é difícil pensar em quais benefícios seu recém-patenteado sistema poderia trazer, uma vez que é possível atender ligações em smartphones tanto com Android como com iOS sem precisar desbloqueá-los e o ritual de primeiro levar o aparelho até o ouvido para depois usá-lo com as mãos parece mais um atraso do que um avanço.

De qualquer forma, o fato da Amazon ter patenteado a ideia não significa que ela será posta em prática. O pedido da patente foi feito em 2011 e somente agora foi aceito.

Via Slash Gear

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.