Amazon quer descobrir sua idade a partir de fotos

Por Leandro Souza | 10.02.2017 às 19:40

A Amazon é a maior empresa de varejo eletrônico do mundo e considerada uma das lojas mais inteligentes em termos de personalização e recomendação de produtos. Entretanto, a companhia está investindo em novas tecnologias de coleta de dados e análise de seus usuários. Ela está disposta, inclusive, a descobrir a sua idade apenas baseada em fotos.

A companhia publicou esta semana um site em que ela usa as tecnologias da Rekognition API (desenvolvida pela própria Amazon) para descobrir características simples como sexo e faixa etária usando análise de imagens. É uma aplicação bastante simples, mas que pode funcionar para futuros (e mais úteis) funções na plataforma da companhia.

Um exemplo? Atualmente, as recomendações de compra do usuário são baseadas simplesmente no histórico de compras do cliente. Digamos que, se o usuário liberar informações de suas fotos do Instagram ou Facebook para a Amazon, ela pode usar a análise de imagens para traçar um perfil etário ou de estilo para recomendar melhor os produtos.

A companhia demonstrou a novidade em seu site oficial, na qual o executivo da empresa Jeff Barr submeteu fotos dele em idades diferentes. Aqui está a foto e dados de Barr quando criança:

Aqui está uma imagem de Barr adulto e a análise do sistema da Amazon logo abaixo:

Como, é possível ver, a tecnologia foi capaz de detectar, de forma simples, sua faixa etária e outros detalhes como se ele está feliz, por exemplo.

Até o momento, a aplicação parece mais uma prova de conceito e uma forma de mostrar como a Rekognition API. De repente no futuro poderemos ver tecnologias como essa nos ajudando nas compras - ou invadindo a nossa privacidade como nunca antes.

Se você quiser experimentar o serviço, você pode acessá-la clicando neste link. É preciso se cadastrar na Amazon para usá-la, porém.

Fonte: Amazon