Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon pode aumentar remoção de sites em sua nuvem para coibir violência

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Setembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/Gerd Altmann/Pixabay
Divulgação/Gerd Altmann/Pixabay
Tudo sobre Amazon

Conteúdos que violem as políticas do serviço de nuvem da Amazon serão removidos mais constantemente pela empresa. Segundo fontes da Reuters, a ideia é evitar a promoção de violência. Com isso, o debate sobre restrição da liberdade de expressão deve ganhar espaço novamente.

Para a tarefa, a empresa deve contratar profissionais para a Amazon Web Services (AWS). Eles vão desenvolver o projeto e atuar em conjunto com pesquisadores externos para monitorar ameaças futuras. Se o plano se concretizar, a Amazon pode se tornar uma das mediadoras de conteúdo mais influentes da internet.

A AWS proíbe que seus serviços sejam usados para atividades ilegais ou fraudulentas, para incitar ou ameaçar a violência ou para promover a exploração e o abuso sexual infantil. Quando identifica esse tipo de material, a Amazon primeiro pede que o cliente o remova ou que tenha um sistema para avaliá-lo. Se não conseguir chegar a um acordo aceitável, pode tirar o site do ar.

Continua após a publicidade

A nova equipe da AWS não deve vasculhar todo o conteúdo que as empresas hospedam na nuvem. A ideia é se antecipar a ameaças futuras, como grupos extremistas emergentes que produzam conteúdo que possa chegar à nuvem.

Ações já tomadas

Na semana passada, a companhia fechou um site hospedado no AWS que apresentava propaganda do Estado Islâmico. O endereço celebrava o atentado suicida ocorrido em Cabul na quinta-feira passada (26) que matou cerca de 170 afegãos e 13 soldados americanos.

Continua após a publicidade

Em janeiro, a Amazon retirou o aplicativo de mídia social Parler da AWS, logo após o tumulto no Capitólio. A plataforma permitia a exposição de conteúdo que promovia violência. 

Cada vez mais, ativistas e grupos de direitos humanos responsabilizam, além de sites e aplicativos por conteúdo prejudicial, a infraestrutura de tecnologia que permite a operação desses endereços. Paralelamente, políticos conservadores condenam a ação e a classificam como restrição da liberdade de expressão.

Outro lado

A reportagem do Canaltech entrou em contato com a Amazon para obter mais detalhes dessas ações. "O AWS Trust & Safety trabalha para proteger clientes, parceiros e usuários de malfeitores que tentem usar nossos serviços para fins abusivos ou ilegais", diz comunicado oficial da empresa. 

Continua após a publicidade

A AWS destaca, ainda, que não avalia conteúdo hospedados pelos consumidores antecipadamente. "Sempre que tomamos conhecimento de comportamentos abusivos ou ilegais nos serviços AWS services, agimos rapidamente para investigar e informar os consumidores para que tomem as ações apropriadas. Conforme a AWS continua a se expandir, essa equipe deve continuar a crescer", finaliza o documento.