Amazon começará a pagar autores por quantidade de páginas lidas pelas pessoas

Por Redação | 22.06.2015 às 12:03

A Amazon anunciou que irá pagar os autores que disponibilizarem suas obras no Kindle Unlimited e no Kindle Owners' Lending Library baseado na quantidade de páginas que os usuários lerem. A ideia é implementar este novo modelo a partir do próximo dia 1º de julho.

Em teoria, a mudança parece beneficiar os escritores que realizam trabalhos de melhor qualidade, incentivando todos os escritores a trabalharem melhor suas histórias e priorizarem títulos mais longos a fim de deixar os leitores mais interessados em continuar a acompanhar a história.

Para evitar que os escritores possam se aproveitar de alguma forma para ganharem mais dinheiro, a Amazon utilizará um sistema de contagem de páginas que requer um mínimo de conteúdo em cada página. Isso evita que escritores possam usar fontes maiores ou espaçamentos extras para que os leitores leiam mais páginas. O sistema utiliza a mesma proporção, independentemente do layout utilizado.

A Amazon não revelou muitos detalhes sobre como essa nova fórmula funcionará. No entanto, o que também se sabe é que as imagens continuarão a fazer parte das obras, sendo consideradas como parte do conteúdo, o que impedirá que autores de HQs, Mangás e Graphic Novels sejam prejudicados por este modelo.

Para a gigante do varejo, a nova estratégia deve reduzir os gastos com pagamentos para escritores, visto que, no processo anterior, a comissão dos autores era repassada de acordo com o número de títulos baixados, independente se o comprador iria ler o livro ou não.

Apesar das vantagens, o novo modelo de pagamento pode prejudicar autores de tutoriais, guias, livros didáticos e obras que não se tratem de narrativas. Além disso, a escrita também pode ser prejudicada, visto que os autores podem mudar sua maneira de escrever e impedir que as histórias tenham finais inesperados ou sejam propositalmente mais longas.

Fonte: Amazon

Fonte: http://www.pocket-lint.com/news/134369-amazon-paying-authors-based-on-page-reads-is-it-a-good-or-bad-thing