Amazon anuncia disponibilidade do Elastic File System em algumas regiões

Por Redação | 29 de Junho de 2016 às 12h42

A Amazon anunciou a disponibilidade geral do Elastic File System (EFS), seu serviço para clientes que desejam armazenar e acessar arquivos de múltiplas aplicações que estão hospedados do Amazon Web Services (AWS). O serviço foi anunciado pela primeira vez em abril de 2015 e logo depois foi lançada uma versão de testes para alguns usuários. A partir de agora, porém, o serviço estará disponível para qualquer empresa situada no norte do estado da Virgínia (EUA), em Oregon (EUA), na Irlanda e em Mumbai (Índia).

A expectativa da Amazon é que em breve o serviço possa chegar em mais países e conquistar mais clientes para o AWS. O EFS é um serviço que pode ajudar a plataforma de computação em nuvem da Amazon a se destacar em meio a forte concorrência do setor, oferecendo expansões geográficas adicionais e redução de preços. Plataformas similares, como o Microsoft Azure e o Google Cloud Storage FUSE, não garantem a manutenção a longo prazo da ferramenta, o que também dá uma vantagem ao EFS.

O Elastic File System é capaz de trabalhar com várias instâncias de EC2, mesmo quando eles estão situados em locais diferentes. Essa é uma característica que o distingue de outros serviços da companhia, como o Elastic Block Store Provisioned IOPS. Além disso, no EFS os clientes pagam apenas pelo armazenamento que utilizarem e, como a Amazon explica, o novo serviço é destinado especialmente para processamento de mídia, administração de grande quantidade de dados e gerenciamento de conteúdo e diretórios.

Ainda que a Amazon tenha trabalhado por mais de um ano para melhorar o serviço, o EFS também tem os seus problemas. Além de não funcionar com instâncias de EC2 que executam Windows, cada cliente possui limitações para utilizar o serviço. Cada empresa não pode contar com mais de 10 sistemas de arquivos por região no AWS e cada sistema não pode enviar mais de 3 GB/s de dados aos servidores, bem como o fato de que o EFS funciona com limite de 128 contas de usuários ativos ao mesmo tempo.

Via VentureBeat

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.