Amazon abre novo CDN em São Paulo, o terceiro no Brasil

Por Redação | 10 de Agosto de 2016 às 12h55

A Amazon anunciou que sua divisão de serviços de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS), instalará um terceiro centro de distribuição de conteúdo (CDN) no Brasil.

De acordo com o chefe evangelista Jeff Barr, a estrutura, que faz parte dos chamados CloudFront da entidade, ficará localizada em São Paulo, onde já existe um CDN – o outro está no Rio de Janeiro. A empresa também confirmou que vai instalar outros dois CDNs no Canadá, em Toronto e Montreal. Com isso, o número de centros financiados pela gigante do varejo norte-americano já chega a 59 no mundo todo.

O Amazon CloudFront é um serviço de rede de entrega de conteúdo global que acelera a distribuição do conteúdo de sites, APIs, vídeo ou outros recursos da web. Ele se integra a outros produtos da Amazon Web Services para oferecer aos desenvolvedores e às empresas uma maneira fácil de acelerar a entrega de conteúdo para usuários finais, sem compromisso mínimo de utilização.

Segundo Barr, a maioria dos recursos oferecidos pelo CloudFront é proveniente de solicitações dos próprios clientes. "É a ferramenta adequada para entregar conteúdo interativo estático e dinâmico para usuários em todo o mundo, em alta velocidade e com baixa latência. Como parte do serviço gratuito AWS Free Tier, os clientes da Amazon Web Services conseguem atender até 2 milhões de solicitações HTTP e HTTPS e transferir até 50 GB de dados por mês, sem qualquer custo", destacou.

A divisão de computação na nuvem já é a principal fonte de lucros da Amazon. Com base em resultados financeiros referentes aos últimos seis meses, o mercado de cloud da companhia gerou US$ 1,3 bilhão em receitas, contra US$ 1 bilhão da divisão de varejo online da empresa. No período, o setor de cloud da corporação de Jeff Bezos cresceu 58,2%, em comparação com os seis primeiros meses do ano passado.

Fonte: AWS Blog

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!