Alphabet está próxima de se tornar a empresa mais valiosa do mundo

Por Redação | 25 de Janeiro de 2016 às 09h50
photo_camera Ken Wolter / Shutterstock.com

A Alphabet, companhia controladora do Google, poderá em breve se tornar a empresa mais valiosa do mundo. A possibilidade começou a ser cogitada depois que a empresa alcançou um valor acima de US$ 500 bilhões no final da última semana, o que significa apenas 10% a menos do que o valor de mercado da Apple, atualmente a companhia mais valiosa do mundo.

O aumento das receitas obtidas por meio de publicidade digital tem auxiliado a Alphabet a chegar ao topo. Os lucros da empresa de pesquisa com publicidade digital devem crescer rapidamente, muito mais do que os lucros da Apple, que aposta em um mercado de smartphones saturado.

De acordo com a consultoria eMarketer, o mercado de publicidade digital móvel deve praticamente triplicar em 2019, chegando a US$ 200 bilhões. As vendas de publicidade da Alphabet deverão crescer cerca de 15% apenas neste ano. Além disso, a empresa aposta na diversidade de outros serviços, como os carros autônomos, robôs e soluções médicas para ajudar a impulsionar as receitas.

Já a Apple está em uma situação um tanto complicada. O crescimento das vendas globais de smartphnes caiu 10% no ano passado, segundo a consultoria IDC. Muitos relatos têm apontado que a Maçã tem cortado fornecedores e reduzido a produção de iPhones porque o mercado de smartphones passa por um momento de excesso de ofertas, o que reduz os preços e devem prejudicar as margens de lucro do iPhone, que responde por 60% da receita da Apple.

O relatório financeiro de Cupertino referente ao último trimestre de 2015, que deve sair na próxima semana, pode transformar a Alphabet na empresa mais valiosa do mundo. No entanto, a dependência do Google pela publicidade online, que representa 90% dos lucros da empresa, pode trazer uma dose de ceticismo aos investidores e manter a Apple no topo da lista.

Fonte: The New York Times

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!