Alphabet, do Google, agora é dona do domínio "abcdefghijklmnopqrstuvwxyz.com"

Por Redação | 08 de Outubro de 2015 às 13h45
photo_camera Divulgação

Em agosto, você viu aqui no Canaltech que o Google se tornou parte de um conglomerado gigantesco de empresas, que agora respondem à compahia principal, a Alphabet. Para facilitar o acesso ao seu site oficial, a corporação criou o domínio ABC.zyz, uma vez que não poderia comprar os endereços ABC.com ou Alphabet.com, já em utilização por outras entidades. Mas em vez de se basear nesse domínio, por que não utilizar o alfabeto inteiro?

Essa é a mais recente aquisição do Google — melhor dizendo, da Alphabet. A companhia agora é dona do endereço "abcdefghijklmnopqrstuvwxyz.com". O domínio foi registrado pela primeira vez em 1999, e não se sabe quem era o dono antigo da expressão. Também não foi divulgado quanto a Alphabet teve de pagar para obter o registro.

Até o momento, ao digitar "abcdefghijklmnopqrstuvwxyz.com" no navegador, o usuário é redirecionado para uma página em branco. Talvez, no futuro, a empresa faça uso desse domínio para redirecionar o internauta ao seu site oficial, mas tudo indica que a companhia registrou o endereço apenas para evitar que outras organizações o comprassem antes.

Ao Wall Street Journal, um porta-voz do Google explicou o motivou que levou a empresa a adquirir o registro. "Percebemos que faltavam algumas letras no abc.xyz, por isso tomamos essa medida", disse.

Entendendo as mudanças

Para quem ficou confuso sobre o que é Google e o que é Alphabet, vamos explicar. A Alphabet Inc. é uma holding criada com o objetivo de reunir e gerenciar todas as divisões que até então estavam sob o comando do Google. Isso inclui setores como tecnologia (Google X), saúde (Calico), entre outros. Por conta disso, o próprio Google Inc., responsável pelas áreas de internet (buscador, YouTube, Android, Chrome, Gmail), agora também é uma dessas divisões sob a supervisão da Alphabet.

Aliás, o nome "Alphabet" ("alfabeto", em inglês) não foi escolhido por um acaso. De acordo com Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google, a escolha se deu pelo fato de ela ser "uma das inovações mais importantes da humanidade", além de ser um trocadilho das palavras "alpha", que no mundo das finanças representa o retorno de um investimento sobre o valor de um investimento, e "bet", que significa "aposta".

Diante disso tudo, o que você precisa saber que o Google como conhecemos atualmente dificilmente vai mudar de forma drástica, já que os serviços da divisão respondem pela parte mais lucrativa da empresa. "Passamos a comandar coisas que não funcionam de forma independente. O novo Google está um pouco mais magro, com as companhias que estão muito longe dos nossos produtos de internet agora inclusos na Alphabet", disse Page na época.

O Alphabet também representa a maior reformulação na história da companhia desde que ela foi criada, em 1998. Uma reestruturação completa já está acontecendo, mas seus resultados devem ser sentidos apenas nos próximos meses.

Fonte: Wall Street Journal

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.