Alibaba cria novo grupo de mídia e deve investir US$ 1,5 bilhão no setor

Por Redação | 01 de Novembro de 2016 às 14h42

A gigante chinesa do setor de e-commerce Alibaba está se preparando para atacar um novo setor da indústria, com a criação de um grupo de mídia próprio apelidado de Alibaba Digital Media and Entertainment Group.

Com a nova divisão, a empresa deverá consolidar uma série de seus produtos, incluindo o site de vídeos Youku Tudou, o navegador UCWeb, o Alibaba Pictures Group Ltd e as unidades de games, literatura, música e negócios digitais.

Para iniciar o processo, a chinesa também criará um fundo de investimento de aproximadamente US$ 1,5 bilhão (ou cerca de R$ 4,85 bi), que dará suporte ao novo grupo de mídia. Yu Yongfu, atual CEO do UCWeb, será o responsável pela operação, respondendo diretamente para Danie Zhang, CEO do Grupo Alibaba.

Os novos investimentos no setor de mídia fazem parte da estratégia de diversificação de negócios do Alibaba, em um momento no qual o mercado interno de consumo chinês tem desacelerado.

Apesar da criação do grupo só ter sido confirmada agora, a companhia tem experimentado com negócios de mídia há meses, buscando se firmar como uma alternativa de negócios no setor. No ano passado, por exemplo, o grupo foi um dos investidores do filme Missão: Impossível – Nação Secreta. Mais recentemente, a empresa adquiriu uma participação no novo grupo de mídia Amblin Partners, que tem o diretor Steven Spielberg como um dos parceiros.

O movimento é semelhante a o que a gigante do varejo eletrônico norte-americano Amazon tem feito nos últimos anos, buscando investir em suas próprias produções de conteúdo de mídia através do pacote de serviços Prime para chamar a atenção de novos consumidores com ofertas além do e-commerce tradicional.

Fonte: Bloomberg

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!