Alexa, da Amazon, já pode fazer compras só por comandos de voz

Por Redação | 01 de Julho de 2016 às 17h57

A Amazon deu mais um passo para um mundo em que as mãos não serão mais necessárias para fazer as coisas. A partir de agora, a gigante do e-commerce vai permitir que a Alexa, sua assistente de voz, faça compras diretamente da loja online a partir de comandos do usuário, sem que seja preciso usar um computador ou tablet nem para completar a operação.

A novidade chega por atualização para o Echo e o Echo Dot, seus assistentes domésticos, o Tap, a caixa de som Bluetooth da Amazon, e o Fire TV, seu set-top box. Em todos os casos, é possível utilizar a Alexa da mesma maneira que antes, com todas as funcionalidades disponíveis e, agora, também fazer compras.

Aqui, entretanto, não se corre o risco de pedir a compra de um “disco do Odair José” e acabar recebendo “talco para os pés”. Apesar de toda a ação poder ser realizada por comando de voz, ela ainda depende da confirmação do usuário. Ao receber um pedido de compra, a Alexa é capaz de calcular descontos e taxas de frete, além de prazos para envio, e repete o nome do produto, juntamente com o valor. Basta dizer “sim” ou “ok” para que o processo seja completado e o item chegue na porta de casa.

De acordo com a Amazon, a assistente de voz ainda é capaz de sugerir produtos relacionados, caso aquele específico, pedido pelo usuário, não esteja disponível. Ela também dá prioridade para itens enviados por meio do programa Prime, que dá descontos e frete grátis para artigos selecionados.

Além de fazer compras, a Alexa também é capaz de realizar pesquisas, informar a previsão do tempo, dar lembretes e marcar horários, chamar carros do Uber ou do Lyft e reproduzir músicas ou vídeos, no caso específico do Fire TV. O sistema é exclusivo dos produtos da Amazon e faz frente a outras propostas, como o Google Home, que chega no final do ano.

Fonte: Mashable

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.