Alerta da Sharp sobre lucro pode reduzir oferta de compra pela Foxconn

Por Redação | 28 de Março de 2016 às 12h00

O acordo de compra da Sharp pela Foxconn pode enfrentar um novo problema em breve. Isso porque a Sharp emitiu um comunicado na sexta-feira (25) alertando sobre seu provável lucro anual, que deve ficar abaixo das expectativas.

A companhia cita a desaceleração do mercado chinês como principal responsável pela queda nos lucros. Há ainda o fato de que, segundo uma reportagem do jornal Yomiuri, a empresa pode registrar um prejuízo operacional de "dezenas de bilhões de ienes no período de doze meses que se encerra neste mês" - correspondente ao ano fiscal da entidade.

Fontes também disseram à agência Reuters que a Sharp provavelmente terá uma perda anual dessa dimensão ao invés do lucro operacional de 10 bilhões de ienes (cerca de US$ 88 milhões) que havia previsto em outubro do ano passado.

Se essas informações forem confirmadas, a taiwanesa Foxconn deve aproveitar para reduzir sua oferta para compra da deficitária empresa japonesa de eletrônicos.

A Foxconn estava perto de fechar um acordo para comprar a Sharp no mês passado, mas pisou no freio devido às revelações de passivos financeiros até então desconhecidos da companhia japonesa. A fabricante de componentes eletrônicos, que tem a Apple como sua principal parceira comercial, quer mais informações sobre o desempenho da empresa que está prestes a adquirir.

Mesmo com esses entraves, tudo indica que a aquisição realmente vai acontecer. De acordo com informações recentes, a Foxconn estaria disposta a pagar US$ 5,3 bilhões pelo controle acionário da Sharp, o que daria 65,9% do controle de ações para a taiwanesa. Terry Gou, presidente da Foxconn, também afirmou que a companhia esteve negociando essa aquisição há pelo menos quatro anos.

As duas empresas esperam concluir um acordo até o final de março.

Fonte: Reuters

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.