Airlander 10, maior aeronave do mundo, colide durante o pouso

Por Redação | 24 de Agosto de 2016 às 22h02

Nesta quarta-feira (24), a maior aeronave do mundo, o Airlander 10, acabou colidindo com o solo em sua aterrissagem. O acidente aconteceu no Hangar de Airfield, em Bedfordshire, no Reino Unido. Felizmente não houve registro de feridos, mas a cabine do avião-dirigível foi danificada.

O voo de hoje foi o segundo teste da Hybrid Air Vehicles, companhia responsável pelo projeto. De acordo com seu porta-voz, "o voo foi muito bem e único problema foi quando ele [Airlander 10] pousou". Ainda segundo o representante da empresa, o incidente não deve atrasar o andamento da produção, já que o objetivo é a construção de, pelo menos, 10 aeronaves por ano, até 2021.

Para quem não sabe, o Airlander 10 é um híbrido de avião, helicóptero e dirigível e tem 92 metros de comprimento. A ideia é que a aeronave seja utilizada em missões de reconhecimento e vigilância, e possivelmente para o transporte de passageiros.

A tecnologia desenvolvida para a construção do Airlander permite que o uso de combustível seja consideravelmente menor do que em aviões e que a capacidade de carga seja mais robusta: até 10 toneladas. Além dessas características, segundo seus desenvolvedores a aeronave gigante terá capacidade de permanecer no ar por cerca de cinco dias durante os voos tripulados.

Fonte: BBC

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.