Airbus usa drone com tecnologia Intel para acelerar inspeção de aeronaves

Por Redação | 19 de Julho de 2016 às 08h21

A Airbus se uniu à Intel para aprimorar as inspeções visuais em seus aviões de passageiros. A líder mundial na fabricação de aviões comerciais está usando um drone AscTec Falcon 8 modificado e equipado com câmeras Intel RealSense para vistoriar as aeronaves.

A ideia de usar um drone para esse tipo de inspeção surgiu não somente para acelerar o processo (já que uma câmera voando tem mais mobilidade do que uma pessoa sendo elevada por alguma máquina ou escada), como também para proteger os próprios inspetores. Isso porque a atividade de inspecionar aviões não é exatamente algo muito seguro.

O AscTec Falcon 8 é utilizado essencialmente em levantamentos topográficos, mas graças a uma adaptação especial para a Airbus ele é capaz de inspecionar um avião. Durante uma demonstração realizada no Farnoborough International Airshow, evento realizado na Inglaterra há alguns dias, o drone fez uma série de imagens aéreas que depois foram compiladas em um modelo 3D para que os técnicos pudessem analisar falhas nos componentes da aeronave.

A tecnologia RealSense, por sua vez, permite uma navegação inteligente, evitando obstáculos, e conta com três câmeras que funcionam como se fossem uma só com a junção de uma câmera HD 1080p, outra infravermelha e uma última com projetor de laser infravermelho.

Com o novo drone, o processo de inspeção em um avião médio - que dura cerca de duas horas - deverá ser reduzido para algo em torno de 15 minutos, segundo a companhia, e essa economia de tempo também significará uma grande redução de custos no processo.

No vídeo a seguir, podemos ver o drone em ação:

Fonte: Airbus, Digital Trends