Airbus usa drone com tecnologia Intel para acelerar inspeção de aeronaves

Por Redação | 19 de Julho de 2016 às 08h21
Tudo sobre

Intel

A Airbus se uniu à Intel para aprimorar as inspeções visuais em seus aviões de passageiros. A líder mundial na fabricação de aviões comerciais está usando um drone AscTec Falcon 8 modificado e equipado com câmeras Intel RealSense para vistoriar as aeronaves.

A ideia de usar um drone para esse tipo de inspeção surgiu não somente para acelerar o processo (já que uma câmera voando tem mais mobilidade do que uma pessoa sendo elevada por alguma máquina ou escada), como também para proteger os próprios inspetores. Isso porque a atividade de inspecionar aviões não é exatamente algo muito seguro.

O AscTec Falcon 8 é utilizado essencialmente em levantamentos topográficos, mas graças a uma adaptação especial para a Airbus ele é capaz de inspecionar um avião. Durante uma demonstração realizada no Farnoborough International Airshow, evento realizado na Inglaterra há alguns dias, o drone fez uma série de imagens aéreas que depois foram compiladas em um modelo 3D para que os técnicos pudessem analisar falhas nos componentes da aeronave.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A tecnologia RealSense, por sua vez, permite uma navegação inteligente, evitando obstáculos, e conta com três câmeras que funcionam como se fossem uma só com a junção de uma câmera HD 1080p, outra infravermelha e uma última com projetor de laser infravermelho.

Com o novo drone, o processo de inspeção em um avião médio - que dura cerca de duas horas - deverá ser reduzido para algo em torno de 15 minutos, segundo a companhia, e essa economia de tempo também significará uma grande redução de custos no processo.

No vídeo a seguir, podemos ver o drone em ação:

Fonte: Airbus, Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.