Airbus cria avião de 4 metros de comprimento apenas com impressão 3D

Por Redação | 06 de Junho de 2016 às 13h05

Líder mundial de fabricação de aviões comerciais, a francesa Airbus apresentou durante a Berlin Air Show um avião, apelidado de Thor, construído quase que exclusivamente a partir de peças impressas em 3D — apenas os componentes elétricos não foram desenvolvidos com a tecnologia. A aeronave foi elaborada em poliamida, bastante utilizado na indústria têxtil e na fabricação de objetos domésticos, e ela mede 3,96 metros de comprimento e pesa aproximadamente 20 quilos.

"Esta é uma prova do que é possível com a tecnologia de impressão 3D", disse Detlev Konigorski, responsável pelo desenvolvimento do Thor. "Queremos ver se podemos acelerar o processo de desenvolvimento por meio da impressão 3D não apenas para peças individuais, mas para um sistema inteiro." A Airbus afirmou que é possível criar peças de até 40 centímetros de comprimento através da impressão 3D. Isso simplifica consideravelmente a construção de determinadas partes de uma aeronave.

Avião impresso em 3D

O Thor está sendo utilizado como testes pela empresa para definir seu futuro na construção de aeronaves de grande porte. Tanto a Airbus como a sua rival norte-americana Boeing já estão utilizando a impressão 3D para construírem peças para seus aviões comerciais, o A350 e o B787 Dreamliner. "As peças impressas têm a vantagem de que não precisam de ferramentas e que podem ser feitas muito rapidamente", disse Jens Henzler, especialista em impressão 3D.

A inserção da tecnologia de impressão 3D em aeronaves pode ajudar a reduzir impactos ambientais, eliminando resíduos oriundos da fabricação convencional. Além disso, o novo método de produção promete emitir menos poluentes e economizar combustível, devido ao seu peso significativamente mais leve. A Airbus espera reduzir os custos da produção do foguete Ariane 6 até 2020 com a produção de peças impressas em 3D.

Via PHYS

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.