Airbnb inclui pacotes de viagem em sua plataforma
Por Leandro Souza | 17 de Novembro de 2016 às 19h44
Muitos conhecem o Airbnb por sua plataforma na qual conecta usuários interessados em alugar acomodações e pessoas que tem quartos ou apartamentos vagos para alugar a terceiros. Agora a empresa também quer cuidar de outros aspectos de sua viagem como, por exemplo, pacotes de viagem.
A empresa anunciou esta semana a inclusão de vendas de pacotes de viagem em sua aplicação. O serviço inicia em doze cidades em diversos países, como Havana, Londres e outras, mas o plano da companhia é expandir isso para mais de 50 cidades em cerca de um ano.
Chamada de "Trips", este é o primeiro passo de uma expansão que o Airbnb pretende fazer nos próximos meses. O serviço inclui atrações adicionais à hospedagem, como pescarias na Itália, ou ciclismo off-road na Califórnia, podendo até oferecer shows musicais intimistas em casas de outros usuários do Airbnb em algumas cidades.
Para a empresa, a entrada no segmento de serviços de viagens pode representar um mercado completamente novo para a companhia norte-americana, que faturou cerca de US$ 900 milhões no ano passado. Além disso, isso representa uma alternativa ao seu modelo base de negócios, que provocou polêmicas em alguns lugares onde foi implementado. Um exemplo é o de Nova Iorque, que suspendeu o aluguel de acomodações por períodos curtos, o que foi um baque forte para a operação da companhia na cidade.
Entretanto, o Airbnb se prepara para adicionar muitos outros serviços à sua plataforma, tais como reservas de restaurantes e entregas de compras. Segundo o CEO Brian Chesky, o plano é entregar uma "experiência holística de viagem" para seus usuários.
Nos últimos anos, a empresa já levantou mais de US$ 4 bilhões em investimentos vindos de nomes como Alphabet (dona do Google), General Atlantic e o Founders Fund. Atualmente a marca é avaliada em US$ 30 bilhões, uma das mais valiosas do Vale do Silício.
Fonte: Financial Times