Publicidade

Airbnb contrata ex-prefeitos para lidar com restrições governamentais

Por| 25 de Julho de 2016 às 11h29

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O Airbnb, empresa de serviço online de reservas e anúncios de acomodações, anunciou a criação de uma equipe de ex-prefeitos que terá a missão de ajudar a empresa a lidar melhor com os desafios impostos por governos de todo o mundo. O conselho consultivo será composto inicialmente por quatro ex-prefeitos, incluindo Annise Parker (ex-prefeita de Houston), Michael Nutter (ex-prefeito da Filadélfia), Francesco Rutelli (ex-prefeito de Roma) e Stephen Yarwood (ex-prefeito de Adelaide, na Austrália).

A empresa espera acrescentar mais prefeitos ao conselho, "especialmente da Ásia, América Latina e outras regiões". Desde que a Airbnb começou a crescer significativamente em todo o mundo, diversos problemas relacionados a questões legais com governos municipais começaram a surgir. Geralmente, os empecilhos estão ligados a forma com que o serviço é oferecido, os preços praticados e os impostos. A mais recente disputada da empresa aconteceu no Estado de Nova York, quando uma lei foi promulgada para proibir o serviço de publicidade de apartamentos desocupados para aluguel de curto prazo. Um porta voz da Airbnb afirmou estar desapontado com a decisão, mas não surpreso.

Na esperança de contornar quaisquer desentendimentos com os governos municipais, a Airbnb procura chegar a um acordo em relação às suas práticas de negócios. Na semana passada, senadores nos Estados Unidos afirmaram que tentarão "elevar as questões a nível nacional". As autoridades enviaram uma carta à Comissão de Comércio Federal pedindo que a indústria seja regulamentada.

No mês passado, os atuais prefeitos de Paris, Nova York, Seul e outras cidades começaram a trabalhar em conjunto para introduzir um livro de regras para lidar com empresas de serviços tecnológicos, como Airbnb e Uber.

Continua após a publicidade

Christopher Nulty, porta-voz da empresa, disse que os ex-prefeitos contratados para o conselho consultivo serão remunerados e se reunirão trimestralmente, servindo como embaixadores e consultores da empresa para problemas específicos. Em comunicado, a empresa afirmou que eles irão "rever as políticas do Airbnb, fornecer feedback sobre os próximos produtos e iniciativas do Airbnb e fornecer informações valiosas sobre as maiores cidades do mundo".

Fonte: Digital Trends, Bloomberg