Airbnb adquire empresa de pagamentos com Bitcoins

Por Redação | 13.04.2016 às 13:30

Informações ainda não confirmadas dão conta que o Airbnb acaba de adquirir a ChangeCoin, uma startup que desenvolve um sistema de micropagamentos por meio de Bitcoins. Utilizando a plataforma, usuários podem enviar doações, gorjetas e pequenos valores por meio de redes sociais.

Entretanto, a ideia do serviço de hospedagem não seria começar a aceitar pagamentos por meio da moeda virtual. De acordo com o que foi revelado por gente ligada à negociação, a ideia seria trazer o time de desenvolvimento da ChangeCoin para dentro da estrutura do Airbnb, de forma que eles possam utilizar a mesma tecnologia do dinheiro cibernético nas operações de logística, oferta e demanda do serviço.

O foco aqui está sobre uma mecânica chamada “blockchain”, um banco de dados distribuído e dinâmico que funciona a partir de protocolos peer-to-peer. No caso das Bitcoins, o sistema cria um registro que ao mesmo tempo é público e válido, mas também não rastreável, trazendo a autenticidade necessária para as operações com a criptomoeda e ainda traz segurança e privacidade nas transações realizadas.

A informação não soa exatamente como novidade, pois o cofundador do Airbnb, Nathan Blecharczyk, já havia afirmado antes que existe uma ideia de utilizar a estrutura de blockchain para ligar os perfis de seus usuários aos de outras companhias. Seria uma forma, por exemplo, de importar a reputação obtida no serviço de hospedagem para plataformas parceiras, tornando a economia colaborativa efetiva e garantindo mais comodidade e vantagens aos clientes.

Outras companhias, como o Uber, por exemplo, também estariam de olho nesse tipo de tecnologia. Entretanto, desenvolvimentos desse tipo ainda não foram anunciados por nenhuma delas, e nem mesmo a aquisição da ChangeCoin pelo Airbnb foi confirmada. A companhia não se pronunciou sobre o assunto.

Lançado em 2014, o serviço foi fundado por Nick Sullivan, um ex-engenheiro de software do Yahoo que saiu da empresa para investir forte no mundo das Bitcoins. A ChangeCoin conta com algumas dezenas de funcionários e, como a aquisição ainda não foi confirmada, não se sabe ao certo o que acontecerá com ela – se continuará operando sua plataforma, ou deixará de existir para se tornar parte integrante do Airbnb.

Fonte: Quartz