Ainda no setor de telefonia, a Nokia pretende agilizar a implantação da rede 5G

Por Redação | 06 de Setembro de 2016 às 16h20

Em apresentação na CTIA Super Mobility 2016, maior evento de telefonia móvel no ocidente, o presidente e CEO da Nokia Rajeev Suri vai falar sobre como está trabalhando na tecnologia 4,5G Pro, assim como se dedicando a disponibilizar serviços móveis de alta velocidade para operadoras, empresas e público em geral visando a futura implantação da rede 5G ao redor do mundo.

"A rede 5G vai transformar a vida das pessoas", diz Suri, chamando atenção para aplicações de saúde, automação e sistemas de direção conectados. "Apenas o 5G é capaz de entregar capacidade, conectividade e baixa latência para permitir aplicações avançadas como monitoramento da saúde — conectando médicos a pacientes para o monitoramento contínuo de sinais vitais, evitando situações de perigo e as constantes visitas aos pacientes".

Suri ainda vai comentar sobre como a rede 5G poderá permitir a realização de diagnósticos remotos, assim como possíveis cirurgias à distância e também o uso de veículos autônomos, como os drones, inaugurando uma nova era da saúde digital.

Celular

Segundo a Nokia, o caminho até a implantação da nova rede vai permitir um grande aumento da capacidade da atual tecnologia 4G, incluindo melhor cobertura e velocidades até 10 vezes maiores. Na semana passada, a empresa anunciou o lançamento da rede 4,5G Pro e do futuro desenvolvimento da tecnologia 4,9G, fazendo melhorias na capacidade de transmissão, taxa de dados e latência da rede, caminhando para implantação da rede 5G.

"É claro que não haverá um dia D em que o 5G entrará em funcionamento, na verdade isso acontecerá lentamente a partir do 4G, passando pelo 4,5G Pro, 4,9G Pro para só então completar a transição para o 5G. Com o nosso grande e ainda em expansão portfólio de tecnologias, a Nokia vai proporcionar tudo isso", afirmou o CEO da empresa.

Além do anúncio do lançamento da rede 4,5G Pro, a Nokia vai fazer esta semana o primeiro de uma série de anúncios sobre o portfólio de tecnologias 5G, incluindo a 5G Acceleration Services, um conjunto de serviços que permitirá às operadoras conhecer os benefícios da futura tecnologia em busca de uma transição suave dos negócios, das redes e das operações para uma nova era.

Fonte: Nokia