Publicidade

Adeus teclas de função! Novo MacBook Pro terá Touch Bar

Por| 27 de Outubro de 2016 às 16h22

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Como já era esperado, a Apple anunciou nesta quinta-feira o seu novo Macbook Pro. O que foi especulado, mas apenas confirmado pela companhia no evento, é que seu novo laptop topo de linha abandonou as teclas de função e agora tem um pad retina sensível a múltiplos toques, que fica em cima do teclado.

Todo em alumínio e vidro, o novo Macbook virá em versões de 13 polegadas e 15 polegadas, mais leves e finos que seus antecessores. O notebook de 13" virá com 14,9mm de espessura, 17% mais fino que a edição anterior. Já o de 15" terá 15,5mm, enquanto o antecessor tinha 18mm de espessura. Quanto ao peso, o MacBook de 13" terá cerca de 1,3kg, enquanto o de 15" pesará 1,7kg.

Debaixo do capô, o Macbook de 15 polegadas terá um chip Intel i7 de sexta geração (Kaby Lake) e quatro núcleos, rodando a 2,17 Ghz de clock e 16GB de RAM. Na parte de vídeo, ele terá placa Radeon Pro com 4GB e SSD de até 2TB. A versão de 13 polegadas virá em versões com chip Intel i5 e i7 de sexta geração, com 2,13 Ghz de clock, placa de vídeo Intel Iris 540 ou 550 e 8GB de RAM.

Entretanto, o grande anúncio do novo laptop foi a Touch Bar. Muito se critica sobre as supostas inovações da Apple em seus produtos, mas a empresa de Cupertino resolveu fazer algo diferente em seu notebook, colocando um display no lugar onde ficariam as teclas de configuração do notebook.

Continua após a publicidade

Segundo a fabricante, a novidade chega para expandir a experiência dos usuários, que poderão customizar suas preferências de configuração no display. Ele é sensível a multitoque, podendo detectar simultaneamente até dez toques diferentes dos dedos do usuário. Além disso, ela se ajusta automaticamente aos softwares abertos no notebook.

Um exemplo: se o usuário estiver editando foto, a Touch Bar coloca botões de funções do software de edição para fácil acesso. Outros recursos foram demonstrados na demonstração, como autocorretor de texto, barra de rolagem para seleção de fotos, timeline de projetos de audio. Empresas como Microsoft e Adobe já anunciaram atualizações para seus softwares (Office e Photoshop) para que eles integrem as novidades da Touch Bar.

O display de toque é baseado em um novo chip, o apple T1, que também controla um leitor de digitais no botão de liga e desliga do notebook - ou seja, pela primeira vez o Touch ID é usado em um notebook da Apple. Segundo a companhia, agora também será possível fazer compras do Apple Pay usando o Touch ID.

Continua após a publicidade

Os novos MacBook Pro chegarão ao mercado norte-americano a partir desta quinta, custando a partir de US$ 1,499 em suas versões de 13 polegadas e a partir de 2,399 em suas versões de 15 polegadas. Para os que ainda preferem as teclas de função, a Apple terá uma versão do MacBook Pro em 13" que manterá os botões tradicionais.