Ações do Yahoo sobem 1,5% após Time e SoftBank demonstrarem interesse em compra

Por Redação | 05.04.2016 às 01:26 - atualizado em 05.04.2016 às 06:26

Mesmo com os sucessivos resultados financeiros abaixo do esperado pelo mercado, o Yahoo teve um crescimento de 1,5% no valor de suas ações na Nasdaq nesta segunda-feira (04). O motivo? A especulação de que a Time e a SoftBank estariam interessadas em adquirir partes da companhia. Com isso, o valor das ações da empresa de internet na Nasdaq subiu para US$ 37,02, valor bastante superior ao do restante da bolsa eletrônica, que caiu 0,46%.

O fundo de hedge Starboard Value vem pressionando o Yahoo a vender seus ativos principais desde que a empresa desistiu dos planos de cisão de participação no Alibaba (gigante chinês do comércio eletrônico) e, no mês passado, o fundo anunciou o lançamento de uma “proxy fight” (disputa entre acionistas para conquistar o controle administrativo da empresa) para nomear nove diretores para o Conselho de Administração. A companhia, então, prometeu apresentar as propostas aos interessados até o próximo dia 11, de acordo com publicação do Wall Street Journal. Entre os ativos que podem fazer parte dessa negociação estariam o Yahoo! Mail, o Yahoo! Sports e o Tumblr.

A Time, subsidiária da Time Warner que publica a renomada revista “Time” - além de outros títulos de relevância como as revistas “People”, “Fortune” e “Sports Illustrated” -, estaria considerando uma parceria com uma empresa de capital privado para realizar uma oferta ao Yahoo, de acordo com a agência de notícias Reuters, que contou que o grupo estaria mais interessado no tráfego gerado pelo Yahoo, que ainda atrai mais de um bilhão de usuários mensais a seus sites.

Já uma reportagem do New York Post revelou que a operadora japonesa de telefonia móvel SoftBank estaria interessada em comprar a participação do Yahoo no Alibaba e no Yahoo Japan por meio de uma joint venture entre as duas companhias. Vale lembrar que a SoftBank é detentora de 38,4% do Yahoo Japan, portal que cofundou com a Yahoo em 1996. A participação do Yahoo no Alibaba é de 15%, enquanto a SoftBank detém 32%.

Fontes: USA Today, Reuters, NY Post