Abrace a inovação para transformar seu negócio

Por Colaborador externo

Por Vitaly Sukhovsky*

A evolução das empresas com a tecnologia tem se tornado um imperativo dos negócios. Independente do setor em que atuam, as companhias estão investindo em soluções tecnológicas que facilitam os processos operacionais, ajudam a oferecer serviços mais rápidos e eficientes, fornecem segurança para as informações importantes e até reduzem custos.

Um exemplo são as empresas que estão modernizando seus data centers, que, por consequência, dão aos tomadores de decisões acesso a componentes como virtualização, armazenamento flexível e ofertas na nuvem. Em retorno, isso permite a eles inovar e renovar, concentrando-se em suas operações de negócio e ficando menos preocupados sobre os aspectos básicos do hardware utilizado.

Entretanto, a empresa não pode simplesmente modernizar o ambiente de TI e esperar que a mudança ocorra sozinha. Muitas organizações têm como atitudes tradicionais resistir a práticas mais inovadoras, e acabam não conseguindo atender às novas demandas dos usuários e do mercado. Nesse cenário, a organização que não abraçar a tecnologia e as práticas que ela exige vai deixar de existir. Listo abaixo algumas dicas de como ultrapassar essa barreira e adotar a inovação.

1. Abrace as mudanças

Em certos aspectos, cumprir requisitos regulatórios e de compliance está guiando as empresas a mudar. Ao forçar as companhias a cumprir aspectos que giram em torno da proteção da informação e da boa governança corporativa, os tomadores de decisão estão examinando de perto as estruturas e processos internos existentes.

Isso não significa que a modernização de novas soluções sobre sistemas de legado vai se tornar uma bala de prata. Idealmente, é preciso algo projetado e construído desde o início, o que resulta em uma limpeza muito mais necessária de sistemas tecnológicos arcaicos. A melhor maneira de ilustrar os potenciais benefícios disso seria identificar a receita e as oportunidades perdidas caso essa renovação não aconteça.

Mudar os sistemas pode ser um exercício custoso, mas se a empresa trabalha com um fornecedor ou prestador de serviço inovador e que use a tecnologia para desenvolver soluções que atendem a desafios únicos de negócio, então a mudança é um processo muito mais fácil de abraçar.

2. Tenha parceiros confiáveis

Cada vez mais as empresas irão trabalhar com provedores de serviço que se tornarão conselheiros confiáveis, graças às suas habilidades técnicas e entendimento de como as soluções precisam se integrar às práticas de negócios existentes. E é melhor quando uma empresa decide usar um fornecedor que tenha um ecossistema extenso de parceiros com experiência em uma série de setores.

De uma perspectiva de custo, as companhias também precisam perceber os benefícios da terceirização “à la carte”, que permite o uso apenas dos serviços que elas precisam. Essa mudança gradual em direção a sistemas mais modernos significa que a maior parte dos custos estará espalhada ao longo do tempo.

3. Permaneça flexível

A fluidez do ambiente de tecnologia também depende do fato de que as empresas devem evitar ficar presas em uma solução específica de um fornecedor. A inovação transformacional ultrapassa parâmetros tradicionais do que uma solução pode oferecer em relação a outra. Em vez disso, o foco deve ser em unir as forças de todas as soluções e aproveitar os benefícios de cada uma para o negócio.

As empresas precisam entender que, além de diferentes sistemas e processos, elas podem alavancar os dados existentes que elas já têm. Muito foi escrito sobre a explosão de dados no ambiente corporativo, mas a conscientização disso ainda não evoluiu em termos de como extrair uma inteligência significativa deles. Isso é essencial para adicionar um significado de negócio aos dados. Usar um provedor de serviços confiável que ofereça meios para estruturar esses dados facilita muito o processo.

Dito isso, os tomadores de decisão precisam examinar os sistemas e a tecnologia que têm e determinar onde a mudança precisa acontecer. Isso pode implicar em uma abordagem sob medida ou em uma transformação completa. Mas a mudança precisa acontecer e a tecnologia capaz de permitir isso já existe.

*Vitaly Sukhovsky é vice-Presidente para a América Latina da Veeam Software.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.