A tecnologia da informação como aliada das campanhas de incentivo de vendas

Por Colaborador externo | 04 de Junho de 2015 às 12h35

Por Lidiane Oliveira*

Em tempos de economia instável muito da pressão dos negócios recai sobre a área comercial das empresas. É das vendas que virão os resultados e, para que eles venham mais rapidamente, é sempre importante contar com ferramentas que nos permitam acompanhar de perto o desempenho e os resultados.

Nesse momento as campanhas de incentivo às vendas são fundamentais e, para que elas sejam ainda mais efetivas, contar com as ferramentas corretas de tecnologia é essencial. É a tecnologia que vai permitir aos empresários acompanhar em tempo real como andam suas vendas. Por exemplo, uma campanha de vendas pode ser acompanhada dia a dia, mostrando o desempenho de cada membro da equipe. Neste caso, a TI ajuda a incentivar e dar aos profissionais o real posicionamento deles na campanha.

Para que isso aconteça, há uma série de ferramentas que podem ser utilizadas. Entre as principais estão os dashboards, os famosos painéis de gestão, que mostram informações em forma gráfica, permitindo decisões rápidas; um bom software de CRM (Customer Relationship Management) também é importante para que se conheçam bem os clientes; e contar com uma rede social corporativa é importante para que todos possam compartilhar informações e acompanhar o desempenho uns dos outros.

De outro lado, o time de vendas precisa ser bem qualificado. O profissional deve estar atento às oportunidades que chegam para ele. Todos os dias ele precisa acordar e pensar que precisa vender algo. O vendedor precisa ser incomodado e inconformado com os resultados, por melhores que sejam. Tem que ser guerreiro e não se conformar com seu status para que ele possa atingir resultados no final do período. Tem que procurar entender muito do mercado para o qual quer vender. Cada visita é que lhe dá credibilidade e confiança junto ao cliente, e é a confiança que vai garantir suas vendas.

Unindo ferramentas e profissionais estimulados, os resultados certamente virão, mas sempre cabem algumas dicas para que esta parceria flua melhor:

  • Acessar diariamente as ferramentas existentes, acompanhando de perto seus indicadores;
  • Preencher e manter atualizadas todas as informações de seus clientes e prospects;
  • Manter uma agenda coerente, preparando com antecedência as atividades da semana;
  • Pesquisar constantemente as novidades e lançamentos de sua área de atuação;
  • Utilizar redes sociais e outras ferramentas para conquistar novos clientes e levantar novas oportunidades.

Quando essas ferramentas são utilizadas de forma correta e assertiva, a expertise profissional se alia a tecnologia empregada em cada campanha, aumentando consideravelmente as possibilidades de sucesso das vendas.

*Lidiane Oliveira é Gerente Comercial e de Alianças da Central Comercial Sankhya

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