Zynga adquire desenvolvedora de games e despede 15% dos seus funcionários

Por Redação | 31 de Janeiro de 2014 às 13h35

A Zynga anunciou nessa quinta-feira (30) que adquiriu a empresa de desenvolvimento de jogos NaturalMotion por US$ 527 milhões. Poucas horas depois, a empresa anunciou que despediu 15% dos seus funcionários.

Outrora conhecida por seus jogos no Facebook, principalmente Farmville, há algum tempo a Zynga vem lutando para adaptar seu modelo de negócios à nova realidade dos dispositivos móveis. A empresa seguia uma linha agressiva de monetização dos jogos que já não é mais sustentável pela saturação dos games do tipo. Para tanto, a empresa vem adotando novas abordagens nos seus jogos, mas até agora nenhuma foi capaz de repetir o sucesso do título no qual as pessoas cuidavam de fazendas.

Sem muitas alternativas, a empresa decidiu comprar a NaturalMotion, cuja forma de trabalhar e foco são bastante diferentes. Apesar de não possuir muitos projetos, a empresa ganhou destaque graças ao jogo Clumsy Ninja, desenvolvido com exclusividade para o iPhone. Diferente da Zynga, que lançava novos jogos a cada semana, a NaturalMotion sempre optou por focar em seus produtos e entregar aos usuários uma experiência completa. Clumsy Ninja é um exemplo disso: o jogo demorou mais de um ano para ficar pronto. Além do jogo, a empresa também possuia um middleware poderoso para criação e finalização de softwares que já foi utilizado em jogos da franquia Grand Theft Auto e Senhor dos Anéis – um ótimo parâmetro indicador de qualidade.

Segundo o portal Slash Gear, agora a Zynga espera poder direcionar seus esforços de maneira mais efetiva – nem que para isso tenha que despedir algumas pessoas. "Não é fácil tomar essas decisões, mas acreditamos que essas ações permitirão criar um caminho mais claro e rápido para o sucesso", declarou Don Mattrick, CEO da empresa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.