YouTube Edu: portal de educação oferece 8000 vídeos de ensino médio

Por Redação | 21.11.2013 às 18:13

O YouTube Edu é uma plataforma de educação que conta inicialmente com 8000 vídeos de ensino médio, e nasceu da parceria entre o Google Brasil e o Insituto Lemann, o qual é o responsável pela avaliação dos vídeos disponíveis. Saiu no R7.

A partir do ano que vem, deverão estar disponíveis também vídeos do ensino fundamental e superior. O projeto foi lançado hoje e se divide em 26 canais com tudo separado por disciplina, sendo elas: língua portuguesa, matemática, química, física e biologia.

O Brasil é o segundo país a receber esta plataforma, logo após seu lançamento nos Estados Unidos. O empresário Jorge Paulo Lemann afirmou, durante o evento de lançamento, que espera que o portal transforme o país em uma potência educacional dentro de alguns anos.

No primeiro trimestre do ano que vem devem entrar no ar os primeiros vídeos de ensino fundamental. A plataforma é aberta e qualquer educador pode enviar vídeos, sendo a produção de conteúdo educacional de qualidade um dos principais objetivos do projeto.

Uma vez que um professor tem o canal aprovado, não precisa passar pela curadoria novamente para publicar novos conteúdos. E caso algum erro seja detectado em um canal que não passou pela avaliação, o dono poderá enviar uma versão corrigida do conteúdo posteriormente.

Herman Voorwarld, Secretário da Educação do Estado de São Paulo, esteve presente no evento de lançamento e disse que a plataforma vai servir não só para alunos como também para professores que terão uma fonte de material de qualidade para programar suas aulas.