Yahoo! reseta senhas de email após tentativa de invasão à sua base

Por Redação | 31 de Janeiro de 2014 às 12h16

Nesta quinta (30), o Yahoo! publicou nota em seu Tumblr oficial informando os usuários sobre uma “tentativa coordenada” de invasão a seus serviços de email. A empresa não informou o total de contas afetadas mas disse que todas já tiveram suas senhas resetadas. Os usuários devem, agora, criar uma nova para restabelecerem acesso às caixas de mensagens.

De acordo com o Yahoo!, não se trata de um ataque aos próprios servidores da empresa, e sim de um ataque que utiliza uma lista de logins e senhas, possivelmente obtidas a partir da invasão de algum outro serviço, ainda desconhecido. A operação foi realizada de forma automatizada, por bots, que tentaram sistematicamente acessar contas de email usando as informações vazadas.

O Yahoo! informa que usará sistemas de segurança em dois passos para as contas que tiveram senhas resetadas, com o uso de emails secundários ou celulares para verificação de identidade. Além disso, afirma estar trabalhando com as autoridades na investigação do caso e já ter instalado medidas de segurança adicionais para evitar que sistemas automatizados tentem acesso sistemático utilizando informações vazadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.