Yahoo está desenvolvendo novo algoritmo de mapas com vistas cênicas

Por Redação | 17 de Julho de 2014 às 15h36
photo_camera Reprodução

Uma reportagem divulgada nesta semana na Wired afirma que o Yahoo está trabalhando em um novo conceito para um app de mapas que terá como objetivo mostrar ao usuário não só o caminho mais rápido, mas o mais bonito entre dois pontos de uma cidade.

De acordo com o texto, as pesquisadoras do Yahoo Daniele Quercia e Luca Maria Aiello se juntaram ao também pesquisador Rossano Schifanella, da Universidade de Torino, Italia, para reunir dados coletivos e determinar rotas "que não são apenas curtas, mas também emocionalmente agradáveis".

O projeto, que está beseado em Barcelona, teve início com uma pesquisa de campo que pediu para participantes escolherem quais as imagens mais "bonitas, quietas e felizes" entre uma seleção de fotos da capital do Reino Unido, Londres.

Com as imagens em mãos, os pesquisadores criaram aquelas que seriam as rotas mais "cênicas" e descobriram que isso não alterava muito os tempos de viagem padrão entre os dois pontos.

Na segunda fase do experimento, os pesquisadores usaram os dados do site de fotos do Yahoo, o Flickr, para criar as rotas a partir de um algoritmo que selecionava as regiões mais fotografadas de Londres e de Boston, nos Estados Unidos.

A partir das 3,7 milhões de imagens de Londres e 1,3 de Boston, foi criado um novo mapa que privilegiava os locais mais bonitos na hora de traçar caminhos.

O algoritmo ainda precisa ser muito refinado antes de chegar aos usuários finais. A expectativa é que, no futuro, esses dados sejam usados para tornar mais agradáveis os aplicativos como Yahoo Maps, ou mesmo apps terceiros, como o Google Maps e Apple Maps, por meio de parcerias.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.