Yahoo cresce e Google tem segunda queda seguida entre buscadores

Por Redação | 02 de Fevereiro de 2015 às 16h36

O Google ainda é o principal buscador em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos. No entanto, em seu país natal, a empresa amargou o segundo mês consecutivo de queda entre os buscadores. Seus principais concorrentes, o Bing e o Yahoo, somam juntos 23,3% da participação do mercado americano.

Segundo dados da StatCounter, em dezembro de 2014, o Google conseguiu uma participação de 75,2%, contra 12,5% do Bing e 10,4% do Yahoo. Já em janeiro deste ano, os percentuais foram de 74,8%, 12,4% e 10,9%, respectivamente.

Ranking buscadores

A crescente do Yahoo pode ser creditada à decisão recente da Mozilla em substituir o Google pelo Yahoo como buscador padrão de suas versões do browser Firefox. O Google esperava que à medida que os usuários voltassem a utilizar o navegador, eles voltassem a configurar o Google como seu buscador principal. Mas não foi isso que aconteceu, segundo os dados da StatCounter.

A pesquisa também mostrou o uso de buscadores por tipo de navegador. Os resultados apresentados mostram que a participação do Google caiu consideravelmente, oriunda da ascensão do Yahoo no Firefox. No mês de dezembro, o Google era preferido por 68% dos internautas que utilizavam o Firefox, enquanto o Yahoo tinha uma fatia de 24,1%. Em janeiro, este número sofreu uma alteração considerável, com percentuais de 63,9% e 28,3%, respectivamente. O Bing, da Microsoft, conseguiu se manter estável no uso pelo navegador da Mozilla, indo de 6,3% a 6,2%.

Ranking buscadores

Para tentar evitar um crescimento expressivo do Yahoo, o Google passou a oferecer seus serviços de busca de maneira mais acentuada ao perceber que o internauta chegou ao site utilizando o Firefox. Desta forma, o usuário do navegador recebe uma sugestão para tornar o Google o buscador padrão para agilizar as buscas realizadas. Certamente o avanço do Yahoo, mesmo que distante dos números do Google, está deixando a CEO Marissa Mayer contente por incomodar o líder das buscas.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/google-perde-mais-usuarios-para-o-yahoo/46565

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.