Yahoo! desembolsa US$ 640 milhões e compra nova plataforma de publicidade online

Por Redação | 12 de Novembro de 2014 às 10h15

O Yahoo! anunciou nesta terça-feira (11) a aquisição da Brightroll, uma plataforma de distribuição de publicidade em vídeos online que a transforma na maior detentora de serviços desse tipo em território americano. A empresa foi adquirida por US$ 640 milhões e a compra é a maior realizada desde a compra do Tumblr, em 2013, que custou US$ 1 bilhão.

O negócio já havia sido fruto de rumores há alguns meses, quando foi noticiado na imprensa que as duas companhias estariam conversando sobre o assunto. Agora, a transação foi confirmada e transforma o Yahoo! em um grande player em um dos segmentos online que mais cresce, tanto em número de usuários quanto em gastos com publicidade. E ambas são situações que interessam, e muito, à empresa.

Citada pelo Mashable, a CEO da companhia, Marissa Mayer, disse que o mercado de vídeo é de grande importância para o Yahoo! não apenas pela sua representatividade, mas também pelas oportunidades de crescimento. E, nesse ensejo, a compra do Brightroll é “estratégica, financeiramente instigante e fantástica” para os bons números do segmento de publicidade da companhia.

Apesar de trabalhar diretamente para o Yahoo! a partir de agora, o Brightroll continuará operando como já faz hoje em dia. Ao se unir aos negócios de publicidade digital da empresa do Vale do Silício, ela manterá seus cerca de 400 funcionários e trabalhará com foco total no mercado de vídeo ao lado de outras companhias do mesmo ramo como a Adap.tv, por exemplo.

A aquisição vem em um momento de cofres cheios para o Yahoo!, que viu os ganhos crescerem de forma gigantesca após a abertura de capital da Alibaba, empresa chinesa de comércio eletrônico na qual a empresa tem uma bela quantidade de ações. O IPO da varejista injetou US$ 4,3 bilhões na empresa de Mayer e, apesar de boa parte desse montante acabar nos bolsos dos acionistas, ele também serve para movimentos estratégicos e compras de outras empresas.

Além disso, temos aqui mais um movimento voltado para o retorno à relevância. Se os dados oficiais do Yahoo! estiverem certos, por mais que esteja atrás da grande rival Google no segmento de publicidade total, o Yahoo! aparece em uma bela posição quando o assunto é o mundo da propaganda mobile. Levando em conta o crescimento do mercado e o total de dólares que ela vem arrecadando, não é exatamente uma situação que Mayer e os diretores da companhia vão querer deixar de lado tão cedo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.