Yahoo! compra empresa especializada em mensagens com "prazo de validade"

Por Redação | 14.05.2014 às 12:57

O clube de compras do Vale do Silício acabou de ganhar mais um membro, com o Yahoo! anunciando a aquisição da Meh Labs, empresa responsável pelo Blink, um aplicativo de mensagens com “prazo de validade”. Funcionando de forma semelhante ao Snapchat, o software permite que as comunicações enviadas por um usuário sejam apagadas automaticamente após um determinado tempo configurado por ele.

Os termos da negociação não foram revelados, mas a Meh Labs já anunciou que seus serviços para Android e iOS serão encerrados nas próximas semanas, em data ainda a ser divulgada. A ideia é que a solução seja integrada a outros produtos do Yahoo!, mas como a compra foi revelada após o horário de expediente dos Estados Unidos, a empresa ainda não emitiu declarações oficiais.

A ideia da desenvolvedora de apps é dar às comunicações por mensagens de texto a mesma espontaneidade das conversas que acontecem pessoalmente. Além disso, é uma aposta na honestidade das pessoas, já que eventuais compromissos e promessas feitas não podem ser revistas ou utilizadas contra os usuários, já que acabam desaparecendo após algum tempo.

Vale citar também o fato da Meh Labs ser o trabalho de dois ex-funcionários do Google, Kevin Stephens e Michelle Norgan. Ele era engenheiro de vendas, enquanto ela atuava como diretora de produtos para o AdSense. Ambos são mais conhecidos pelo Kismet, um app semelhante ao Foursquare que permite o compartilhamento da geolocalização dos usuários por meio das redes sociais.

Como comenta a agência Reuters, o movimento faz parte de um trabalho do Yahoo! para intensificar sua presença em dispositivos móveis. Desde que a CEO Marissa Mayer assumiu o cargo, a companhia tem adquirido uma série de startups e empresas menores focadas no mercado de celulares, provavelmente como uma maneira de aumentar seu total de 430 milhões de usuários no mundo móvel.

Outro aspecto que merece ser lembrado é o grande interesse que as grandes empresas de tecnologia estão demonstrando por aplicações para celulares. Como exemplos, dá para citar a compra do Viber pela japonesa Rakuten, por US$ 900 milhões, a aquisição do WhatsApp pelo Facebook, que custou US$ 19 bilhões, e a oferta de US$ 3 bilhões feita também pela rede social de Mark Zuckerberg pelo Snapchat, que acabou sendo negada por seus criadores.