Publicidade

Xerox inaugura centro de treinamento técnico em parceria com Senai

Por| 04 de Abril de 2014 às 12h10

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Xerox

A Xerox inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (03), seu novo centro de treinamento em parceria com o Senai em Barueri, São Paulo. "Esse investimento que a Xerox está fazendo é algo estratégico, principalmente no sentido da formação de profissionais para o segmento da indústria gráfica e gerenciamento de documentos em geral", explicou o Presidente da Xerox para o Brasil, Ricardo Karbage, em entrevista após a apresentação do local. "A Xerox tem essa necessidade de formar profissionais para o mercado e nós encontramos na escola do Senai toda a capacidade que procurávamos para desenvolver essa parceria".

O espaço está equipado com diversas soluções de hardware e software da empresa e servirá para a formação de profissionais e para desenvolvimento de aplicações voltadas para a indústria gráfica. No local estão disponíveis 25 diferentes produtos e máquinas da empresa, que vão de impressoras e multifuncionais voltadas para diferentes setores de produção a tecnologias e soluções voltadas para a automação de fluxos de trabalho e processos de negócio.

A unidade do Senai também já está equipada com oficinas permanentes e salas de aula equipadas para o desenvolvimento e treinamento específico de aplicação que tem como base o setor. No local, serão oferecidos cursos regulares de diferentes níveis de formação, desde aprendizes técnicos até gestores de nível superior.

O objetivo do investimetno no local é expandir a capacitação técnica do setor e fornecer mão-de-obra especializada para a região, considerada um pólo da indústria gráfica no estado. As primeiras turmas já recebem treinamento no local desde o final de fevereiro e a expectativa é que 180 alunos sejam formados ainda neste semestre.

Continua após a publicidade

Software, Serviços e Canais

O centro também deverá focar no treinamento e desenvolvimento de aplicações para gerar valor agregado aos produtos da Xerox. Entre as aplicações disponíveis no local está a solução SCFLink, desenvolvida em parceria com a Portolink Informática, que tem como foco a automatização de correção de provas em instituições de ensino.

A plataforma pode ser embarcada em uma série de dispositivos através de uma interface extensível da Xerox (EIP) e corrige automaticamente gabaritos através de digitalização e processamento de documentos. De acordo com a empresa, a solução já está sendo utilizada em ao menos duas escolas no Rio Grande do Sul e Bahia.

A comercialização de serviços e softwares de mais alto valor agregado faz parte de uma estratégia da Xerox para expandir seus mercados além dos tradicionais equipamentos e soluções de impressão. De acordo com Karbage, hoje o setor já representa 52% da receita global da empresa, superando o valor das vendas de hardware, pós-venda, serviço técnico e suprimentos. "Quando você entra no setor corporativo, já há um link muito forte entre os equipamentos e os sistemas que estão por trás", afirmou ao Canaltech. "Serviços passaram a ser uma parte muito grande da Xerox".

Continua após a publicidade

Por fim, o local também deverá funcionar como uma central para treinamento e capacitação de canais de venda da Xerox no Brasil. Desde a abertura do centro, os 19 técnicos e cerca de 40 funcionários de revenda de canais da empresa já receberam treinamento no local. De acordo com Jardel Nunes, gerente nacional de desenvolvimento de canais, a ideia é especializar os parceiros de venda além da parte técnica da empresa, além de englobar treinamento de negócios.

"A ideia é sair do mundo técnico e mostrar para eles como fazer a gestão do estoque, como trabalhar com produtos Xerox, como fazer a gestão da margem de segurança técnica, da qualidade do serviço na ponta. Transformar o treinamento em business", disse.

No primeiro momento, o centro está disponibilizando todo o treinamento para canais gratuitamente. A partir do terceiro trimestre deste ano o objetivo também é integrar treinamento noturno, para funcionários que trabalham durante o dia. "A ideia é terminar esse ano cobrindo lacunas com canais que nós ainda temos em algumas cidade", encerra.

Continua após a publicidade

Centro de treinamento já está em funcionamento desde o final de fevereiro e deve formar 180 alunos ainda neste semestre (Foto: Divulgação)