Windows Phone ganha espaço no mercado europeu

Por Redação | 04 de Novembro de 2013 às 14h47

O Windows Phone continua ganhando espaço no mercado mundial de smartphones, principalmente no mercado europeu, sendo que, na Itália, o sistema móvel da Microsoft ultrapassou o iOS em números de vendas.

No relatório divulgado pela Kantar Worldpanel Com Tech, para o último trimestre, o Windows Phone já figura entre os 10 smartphones mais vendidos dos cinco principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha). O Android ainda continua sendo o sistema mais vendido, com 71,9% do mercado – um aumento de 4,2% comparado com o mesmo período do ano passado.

No Reino Unido, os smartphones equipados com Windows Phone já dominam 11,4% do mercado. O Android continua sendo o sistema operacional móvel mais vendido, com 58,4%, enquanto o BlackBerry agora tem apenas 3,1%. Já o iOS caiu 1% em relação ao mesmo período no ano passado, ficando com 27,0% do mercado.

Dominic Sunnebo, diretor de visão estratégica da Kantar Worldpanel Com Tech, explica a queda de venda dos aparelhos da Apple: “Agosto, tradicionalmente, é um mês morno para a Apple, já que os seus consumidores ficam esperando pelo lançamento dos novos modelos, mesmo com as fortes vendas do iPhone 5S e 5C no final de Setembro. O impacto total dos novos iPhones será visto no Natal, quando o iOS deve vender muito bem no Reino Unido, EUA e Austrália”.

Já o Windows Phone, vendido principalmente pelos modelos da Nokia, continua fazendo rápida progressão na Europa e também mostra sinais de crescimento em mercados como a América Latina.

“A Nokia dominou a América Latina por muitos anos, mas sua popularidade começou a decair devido ao sistema antigo usado, o Symbian. Porém, agora ela tem uma oportunidade de figurar novamente entre os mais vendidos. A maioria dos consumidores na América Latina ainda tem um feature phone da Nokia, e atualizá-lo para um Lumia entry level é um próximo passo lógico. O preço é a maior barreira nos mercados em desenvolvimento, mas o Lumia 520 tem atrativos para que os consumidores comprem os seus primeiros smartphones,” disse Sunnebo.

Mercado Chinês

Outro mercado citado no relatório é a China. O país foi dominado pela venda de dispositivos Android (81,1% do mercado, 14,6% a mais que no ano passado). Porém, na China, os consumidores preferem fabricantes locais, como Huawei, Xiaomi, Lenovo e Coolpad.

Os fabricantes de smartphones chineses dominaram 44% do mercado no último trimestre, um aumento de 14% se comparado com os 30% do mesmo período no ano passado.

Sobre a preferência dos chineses, Sunnebo comenta: “Os consumidores chineses estão preparados para fazer um grande investimento em seus smartphones, com alguns chegando a gastar até 70% do seu salário mensal na compra de um aparelho. Com um investimento tão alto, os consumidores chineses preferem comprar um aparelho high end de uma marca local do que comprar um equivalente de baixo custo de uma fabricante mundial”.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.