Windows Phone 8: Microsoft mostra as novidades da sua plataforma móvel

Por Redação | 29 de Outubro de 2012 às 17h20

Ocorreu nesta segunda-feira (29) em São Francisco, nos Estados Unidos, o lançamento do Windows Phone 8, o mais novo sistema operacional móvel da Microsoft. Poucos dias após o lançamento do Microsoft Surface e do Windows 8, dois produtos que abrangem campos distintos da tecnologia (hardware e software), o Windows Phone 8 vem com a tentativa de modificar o cenário atual dos smartphones.

E a Microsoft acredita que, com ele, conseguirá conquistar adeptos, principalmente porque o sistema possui uma característica marcante: foco no campo pessoal.

O grande diferencial

O Windows Phone 8, que é caracterizado por sua novíssima tela inicial, consegue ser atraente e ao mesmo tempo bem diferente dos tradicionais sistemas iOS e Android. A tela possui um dinamismo marcante e que chama a atenção, pois os "tiles" não são estáticos como os ícones de um iPhone ou de um Galaxy S3.

A tela pode ser constantemente atualizada com novas fotos e informações, o que causa uma impressão diferente no usuário: toda vez que ele olhar para a tela, verá algo diferente.

"Nossa escolha é colocar as pessoas no centro da experiência, e não ícones ou aplicativos", disse o vice-presidente da Microsoft, Joe Belfiore, durante o evento de apresentação do sistema. Este é o grande diferencial, mas outros recursos interessantes também fazem parte do Windows 8.

People Hub Rooms

Partindo do pressuposto de que o Windows 8 é feito para pessoas, a Microsoft resolveu criar salas de comunicação virtuais (as chamadas Rooms) para que os usuários possam se comunicar com grupos de pessoas predefinidos.

É uma função bem parecida com os "grupos" do Windows 8, mas que traz a vivacidade dos bate-papos e da possibilidade de compartilhar arquivos com pessoas queridas. E o telefone já vem com uma sala 'Família' de fábrica, para introduzir o usuário neste novo conceito.

Sincronização com o Windows 8

Agora a Microsoft resolveu manter todos os seus gadgets e sistemas operacionais sincronizados, e sem cerimônia. O armazenamento na nuvem e a sincronização de arquivos são dois pontos que fazem a diferença. Você pode, por exemplo, salvar um documento ou apresentação no Office 2013 de seu Ultrabook e depois sincronizar com todos os dispositivos que utilizam o Windows Phone 8 ou o Windows 8 como sistema operacional: smartphone, desktop, tablet ou notebook.

Espaço para crianças

As crianças também foram lembradas pela Microsoft durante o desenvolvimento do Windows Phone 8. O sistema traz uma espécie de 'cantinho das crianças', que é uma conta de usuário para os pequeninos, que age como uma segunda tela de bloqueio, evitando que eles liguem, enviem mensagens, danifiquem ou deletem, acidentalmente, qualquer arquivo ou aplicativo do aparelho.

O adulto escolhe quais aplicativos as crianças podem ver, com o que podem interagir, em que sites podem entrar, que jogos podem jogar e que tipo de música podem curtir.

Compressão de dados

Os servidores da Microsoft podem comprimir os sites abertos com o Internet Explorer 10 e enviá-los para o smartphone utilizando menos dados. As páginas irão carregar mais rapidamente, tornando a navegação ideal para quem utiliza um dispositivo menor. A Microsoft ainda vai entrar em contato com as operadoras dos Estados Unidos para ativar essa opção no ano que vem. Tomara que isso chegue rápido ao Brasil.

Novos aparelhos

No evento, não apenas o sistema operacional foi anunciado, mas também os mais novos aparelhos que rodam o Windows Phone 8. Os holofotes se voltaram para o Nokia Lumia 920, que surpreende com sua câmera e sua qualidade de imagem na tela.

Mas outros representantes, como o HTC 8X e o Samsung Ativ S, também foram apresentados e, a partir do mês que vem, começam a chegar nos EUA. Também sem data para lançamento no Brasil.

Pontos fortes

O Windows Phone 8 foi feito para rodar em aparelhos com as mais recentes tecnologias. Ele suporta NFC, processadores de núcleos múltiplos e memórias expansíveis, que fazem com que o sistema rode ainda mais rápido. O usuário poderá realizar compras a partir do próprio smartphone, via aplicativos, e o sistema já traz o Skype integrado, bem como o código compartilhado do Internet Explorer 10.

Em atualização...

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.