Windows 9 deverá ter preview lançado até o final deste ano

Por Redação | 22 de Julho de 2014 às 10h50
photo_camera Divulgação

Prevista para o primeiro semestre de 2015, a versão sucessora do atual Windows 8 deverá ter seu primeiro preview lançado até o final deste ano, afirmou o site ZDNet em uma reportagem publicada no final de junho.

De acordo com fontes próximas à Microsoft, o novo Windows 9 está sendo desenvolvido com foco especial nos usuários desktop do sistema operacional.

A nova versão, que também já é conhecida como "Threshold", deverá trazer melhorias que tornarão a interface mais amigável para quem usa o sistema com o apoio de teclado e mouse, ou em um notebook com touchscreen opcional.

Ainda assim, o sistema deverá manter o design Metro, presente atualmente no Windows 8. Rumores indicam que o sistema também poderá identificar o tipo de dispositivo que estiver com o usuário para oferecer a melhor experiência de uso.

Isso significa que dependendo do hardware utilizado o sistema mudará sua interface, ficando mais amigável para um ambiente de touchscreen ou de mouse/teclado. A função também deverá estar disponível para dispositivos híbridos, que podem se converter em desktop ou trablet.

Segundo rumores, a mudança de interface tem como objetivo deixar o próximo Windows 9 mais palatável para os milhares de usuários atuais do Windows 7 que não se acostumaram como o design do sistema operacional atual da Microsoft.

Antes do lançamento oficial do Windows 9, no entanto, a Microsoft deverá liberar uma segunda e última atualização do Windwos 8.1, que está programada para agosto. O update não deverá trazer grandes mudanças - a maioria delas ficará para o Threshold -, mas trará alguns ajustes de interface e balanceamento do sistema.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.