Wikipédia terá escritório brasileiro

Por André Fogaça | 02 de Abril de 2012 às 17h30

A famosa - e polêmica - enciclopédia virtual Wikipédia vai ganhar seu segundo escritório fora dos Estados Unidos. Depois da Índia, é a vez do Brasil receber um endereço físico da Wikimedia Foundation, fundação responsável pelo site.

Wikipedia

Após uma seleção para consultores internacionais do Wikipédia, a brasileira Oona Castro foi a escolhida para comandar a presença do site - e também da fundação Wikimedia - em terras tupiniquins. O local, que ainda não foi escolhido e pode ser tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, deve abrir suas portas em até seis meses e contará com a ajuda de mais três ou quatro pessoas.

Este escritório não deve ser permanente e deve durar apenas dois anos. O objetivo de nomes brasileiros responsáveis pelo site é de aumentar o número de pessoas que escrevem, além de auxiliar na qualidade dos artigos publicados.

Há outros produtos da fundação que terão foco por aqui, como o Wikitionary (dicionário colaborativo) e a Wikimedia Commons, que funciona como fonte para vídeos, fotos e sons para qualquer pessoa, sem direitos impedindo seu uso.

Os textos que foram elaborados em língua portuguesa (principalmente do Brasil) são menores e de qualidade inferior aos mesmos existentes em inglês. Esperamos que Oona consiga tocar o escritório e que não fique dois anos, mas sim que se torne permanente.

Fonte: Folha de São Paulo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.