Watson, o supercomputador da IBM, será aberto ao público em 2014

Por Redação | 14 de Novembro de 2013 às 16h16
photo_camera Divulgação

Não há dúvidas que o IBM Watson seja um supercomputador surpreendente. Diferente de outras máquinas com o mesmo poderio, o PC é capaz de entender, raciocinar e responder a vários tipos de pergunta sem os erros que nós, humanos, estamos acostumados a cometer. Além disso, existe a possibilidade de usar a inteligência artificial do Watson nos hospitais para revolucionar o mundo da medicina.

E se você pudesse acessar um pouco dessa tecnologia aí, da sua casa? Se depender da IBM, isso será possível muito em breve. A empresa anunciou planos de compartilhar seu supercomputador em 2014 pela internet pela computação em nuvem. O objetivo é simples: permitir que companhias, estudantes e desenvolvedores de software utilizem o Watson para melhorar sua capacidade de interpretar dados mais complexos e interagir com os humanos.

Segundo o jornal The New York Times, as companhias precisarão contratar uma espécie de assinatura para poder acessar o Watson. Uma vez feito isso, os desenvolvedores terão acesso completo e em tempo real ao supercomputador e seus programas. "Este é o começo de uma nova era sobre como as pessoas interagem com os computadores", disse o vice-presidente do projeto Watson, Stephen Gold.

Ao abrir a plataforma da máquina para outros usuários, a IBM pode acelerar não apenas seu modelo de negócio, mas o próprio supercomputador – principalmente pelo fato do programa estar hospedado na nuvem, o que garante mais rapidez e flexibilidade na troca de dados e informações. Gold afirma que, quanto maior for o número de pessoas interagindo com o Watson, maior será seu poder de aprender e reagir às preferências do ser humano.

"Queremos que outras pessoas se envolvam no projeto porque acreditamos que este desenvolvmento é significativo para o futuro da computação", disse Rob High, diretor de tecnologia da IBM ao site The Verge. "Queremos permitir que outros parceiros digam como essa computação inteligente evolui".

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.