Visionário: discurso de Jobs de 1983 já previa iPad e App Store

Por Redação | 04.10.2012 às 11:14

Esta semana, o blogueiro Marcel Brown postou uma gravação de um discurso feito por Steve Jobs em uma Conferência Internacional de Design, que aconteceu em 1983 em Aspen, nos Estados Unidos. O site CNET informou que parte desse discurso já havia vazado na Internet, mas essa nova versão do vídeo é bem mais completa e interessante.

A gravação que veio à tona inclui uma sequência de perguntas e respostas com o ex-CEO da Apple, o que acrescenta muito mais conteúdo à fita cassete - sim, você pode não lembrar, mas era ela quem armazenava essas maravilhosas gravações naquela época.

O tema da conferência daquele ano foi "O futuro não é o que costumava ser", que, olhando para trás, parece muito apropriado. No discurso, Jobs mostra o quanto sempre esteve à frente do seu tempo ao prever a existência de um produto que só se tornaria realidade 27 anos depois: o iPad.

Entrevista com Steve Jobs

Fita cassete original de Marcel Brown, utilizada para gravar a entrevista

Pensando no futuro, Jobs falou a respeito de "um computador realmente incrível na forma de livro que você vai poder levar por aí". O tal aparelho também teria um "link de rádio" para possibilitar a comunicação com outros dispositivos, sem que ele estivesse necessariamente ligado a qualquer outra coisa.

Além dessa "previsão" do iPad, ele também mencionou que os computadores seriam muito rápidos, quase "mágicos".

O cofundador da Apple afirmou também que, dentro de alguns anos, as pessoas iriam passar mais tempo interagindo com os computadores do que com os carros. Parece tão óbvio agora, mas imagine dizer isso em 1983?

Ouça na íntegra o áudio com a gravação da entrevista, disponibilizado por Marcel Brown.