Vídeo simula como aplicações podem rodar lado a lado no iPad

Por Redação | 17.06.2014 às 08:15 - atualizado em 17.06.2014 às 10:57

Vários rumores já foram noticiados a respeito da possível função que será integrada ao iOS 8 para permitir a execução multitarefa de aplicativos no iPad. Entretanto, a Apple ainda não confirmou se esta funcionalidade estará realmente presente na nova versão do sistema operacional móvel.

Apesar disso, há alguns dias o famoso desenvolvedor de aplicativos para iPhone Steven Troughton-Smith descobriu que o código fonte do iOS 8 de fato contém indícios de que o sistema implementará a função multitarefa. Agora, depois de estudar e analisar o código, Smith publicou um vídeo no qual ele usa o emulador de iOS para mostrar aos usuários de forma mais concreta como esta função funcionaria no tablet da Maçã. As informações são do Pplware.

Na simulação, é possível observar como ocorre o redimensionamento das janelas para rodar mais de uma aplicação os mesmo tempo. Também é possível visualizar que o manuseio e as operações realizadas ainda são um pouco travadas, o que indica que ainda precisa de alguns aperfeiçoamentos.

Como a Apple não se pronunciou oficialmente sobre esta novidade, muitos analistas acreditam que, apesar de estar presente no código fonte do sistema operacional, ela não será ativada agora nos dispositivos móveis da empresa. Contudo, acredita-se que, com o código já pronto, há a possibilidade da companhia aperfeiçoá-lo e incluir a função multitarefa futuramente nos próximos gadgets da Maçã.

Por enquanto, o jeito é esperar que o iOS 8 seja lançado oficialmente em meados de setembro para termos certeza se a função multitarefa que divide as telas do iPad finalmente estará presente ou não no tablet.