Vídeo mostra Moto G rodando o novo Android L

Por Redação | 13.10.2014 às 17:15
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

A Motorola é uma das poucas empresas do mercado de smartphones que adotou uma política de atualizações constantes em seus aparelhos Android. Donos de um Moto X ou Moto G, sejam da primeira ou segunda geração, recebem os updates com mais antecedência do que usuários que optaram por outras fabricantes. E isso não será diferente com o Android L, já que um novo vídeo mostra o Moto G rodando o novo sistema operacional do Google.

Publicado pelo canal do YouTube MotoGDevelopmentMexico, o clipe exibe o celular da Motorola com uma versão do CyanogenMod 11 com interface de Android L. É possível notar que toda a interface da plataforma móvel foi adaptada ao gadget, incluindo os botões de voltar, Home e widgets na parte inferior. O informante ainda demonstra o funcionamento de alguns apps, como telefone, calculadora, Facebook e configurações.

Aparentemente, o dispositivo que aparece no vídeo é o segundo modelo do Moto G, lançado há algumas semanas. Como esta é a versão mais recente, já é de se esperar que ela receba o Android L. A dúvida fica por conta da primeira edição do aparelho, que pode não receber o novo sistema. Vale lembrar que a Motorola confirmou em julho que tanto o Moto X quanto o Moto G de prmeira geração estão na lista dos aparelhos que receberão o próximo Android.

O Android L tem como principal característica uma reformulação completa na interface de usuário, a maior desde o Ice Cream Sandwich. O design do novo sistema operacional é baseado na iniciativa "Material Design", que consiste em unificar os aspectos visuais e funcionais dos produtos do Google em todos os dispositivos, isso tudo através de um mecanismo que garante mais cores e profundidade de pixels exibidos na tela do aparelho. Na prática, essa profundidade faz com que imagens e ícones do dispositivo tenham um espaçamento maior em relação à versão atual do sistema, tornando sua visualização mais simples e direcionada.

O novo Android deve ser apresentado ainda este ano junto com o próximo smartphone da linha Nexus. Segundo rumores, o aparelho será fabricado pela Motorola e terá tela de 5,9 polegadas Quad HD de 2.560 x 1.440 pixels de resolução, processador quad-core Qualcomm Snapdragon 805 com clock de 2,5 GHz, 3 GB de memória RAM, câmeras frontal de 2 MP e traseira de 13 MP e várias opções de armazenamento interno. Além do celular, a expectativa é que o Google anuncie o tablet Nexus 9, este, por sua vez, produzido pela taiwanesa HTC.