Versão mobile do Google Chrome ganha sistema de compressão de dados

Por Redação | 16.01.2014 às 14:00

O Google está liberando uma nova atualização para a versão mobile do Chrome, adicionando um sistema de compressão de dados que promete reduzir em até 50% o consumo de banda nos smartphones e tablets. A atualização é gratuita e começa a ser disponibilizada nesta quarta-feira (15) para usuários de Android e iOS, chegando a todos eles ao longo dos próximos dias.

A funcionalidade utiliza os servidores do próprio Google, que passam a agir como intermediários entre o dispositivo e a internet. A arquitetura da empresa é responsável por fazer a conversão e otimização de conteúdo, possibilitando que as páginas carreguem mais rapidamente, gastando menos do pacote de dados e melhorando o gerenciamento de recursos do dispositivo.

Imagens, por exemplo, são convertidas para o formato WebP, proprietário do Google, e são as principais responsáveis pela redução na banda utilizada para carregamento. A ferramenta faz uso de bibliotecas PageSpeed, também da empresa, para processar arquivos de texto e códigos de programação existentes na internet.

Por questões de privacidade, cada usuário pode optar por utilizar ou não o sistema no menu de opções do Chrome. O Google, porém, recomenda seu uso. Ele também é muito útil para os números da própria empresa, que espera aumentar a utilização do navegador móvel e ampliar o tempo de conexão dos usuários de Android.

Outras adições

A próxima atualização do Google Chrome também traz uma série de pequenas adições. O principal destaque é a inclusão do Tradutor à versão iOS, funcionando de forma semelhante ao que já existe no PC ou Android. Com poucos toques, o usuário pode mudar o idioma de uma página completa e entender melhor o que está escrito.

Já para quem usa o sistema operacional do Google, a grande adição é a possibilidade de criar atalhos diretos para páginas da internet. Com uma nova função, é possível criar ícones para os sites preferidos na tela inicial do Android, facilitando o acesso para quem utiliza determinados serviços constantemente.