Versão desktop do Windows 10 não será compatível com tablets pequenos

Por Redação | 29.01.2015 às 17:52
photo_camera Divulgação

A apresentação das novidades do Windows 10 fez muita gente acreditar que, desta vez, a Microsoft falou muito sério quando disse que o sistema operacional "é para todos". Uma informação muito importante, porém, só foi revelada agora, segundo o Slash Gear: a versão desktop da nova plataforma não deve funcionar, pelo menos inicialmente, em quaisquer dispositivos móveis com telas menores que 8 polegadas.

Apesar da revelação ter um impacto negativo para quem esperava compatibilidade total, a Microsoft, desta forma, desenha um patamar para o funcionamento do Windows 10 em diferentes dispositivos. Isso não chega a ser ruim, até porque há grande diferença entre os recursos disponíveis para máquinas destkop com smartphones de telas diminutas. Aí entra essa linha divisória, até então desconhecida.

Com essa informação, os consumidores podem esperar pela experiência do modo desktop "Moderno" para quaisquer dispositivos com displays menores que 8 polegadas. Os aparelhos com telas superiores poderão rodar a versão "Continuum".

Windows 10

Essa linha divisória também resolve as diferenças entre o Windows 8 e o Windows RT, criado para ser a solução do sistema operacional para ambiente móvel. O Windows 10 sem a opção desktop emparelha a experiência do Windows RT, mas sem as limitações técnicas da arquitetura do CPU. Assim, a única diferença entre ter estrutura ARM ou Intel para os dispositivos com Windows será o tamanho da tela.

Isso, obviamente, trará reclamações por parte de quem vem investindo no Windows 8 para tablets pequenos e mini-PCs, inclusive os dongles HDMI. Falar sobre o tempo de vida do Windows 8 e como será a transição para o Windows 10 nesses dispositivos ainda é algo que a Microsoft precisa resolver, não há muita coisa clara a respeito no momento.

A companhia não deve abandonar pequenos dispositivos que já estão rodando o Windows 8 e pode investir também na transição desses consumidores para a versão "Continuum" do Windows 10. Porém, os usuários precisam ficar atentos se todos os recursos da nova plataforma são compatíveis com seus aparelhos.

Fonte: http://www.slashgear.com/small-windows-10-tablets-wont-get-desktop-mode-29366550/