Vendas de smartphones devem cair 5% entre janeiro e março de 2014

Por Redação | 17.01.2014 às 17:17

A consultoria TrendForce prevê que o mercado de smartphones sofrerá sua primeira queda nos últimos dois anos entre os meses de janeiro e março de 2014. A redução é sensível, de apenas 5%, e não deve ser encarada como um indicador de falta de interesse, segundo a empresa, em reprodução feita pelo site re/code. Pelo contrário, os dados representam maturidade e funcionamento um pouco diferente.

O mercado de telefones celulares continua sendo um dos mais aquecidos do mundo da tecnologia, mas, aos poucos, começa a apresentar comportamentos sazonais. A temporada de compras de Natal, com a Black Friday, Cyber Monday e outros grandes descontos, fez com que muita gente comprasse seus novos dispositivos no final do ano, reduzindo possíveis vendas que seriam feitas no início do ano.

No primeiro trimestre de 2014, a Apple e a Samsung devem continuar na liderança, travando a batalha de sempre com seus sistemas operacionais iOS e Android. A Sony deve ganhar um espaço significativo, principalmente no mercado japonês, juntamente com a LG, que vem acumulando mais espaço com a venda dos aparelhos da linha Nexus.